quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aperfeiçoamento de Arremessos

Exercícios para Correção de Arremessos, utilizo muito em minhas escolinhas e na Pre Temporada das Equipes que dirijo, Masculinas e Femininas, com Medicine Bol de 1 Kg

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Michael Jordan - Filosofia de Vida

"A minha meta é ser o melhor, mas eu resumo tudo usando metas a curto-prazo, passo a passo. Quando eu estabeleço uma meta, eu fixo outra mais próxima que sei que irei alcançar se trabalhar com persistência."
Michael Jeffrey Jordan



Cada sucesso conduz ao próximo.

Todo o tempo visualizo:

1. Onde quero chegar;
2. O que quero ser;
3. Que tipo de pessoa quero me tornar.

Trabalho com metas curtas sempre com o fim em mente. Eu sei exactamente onde eu quero ir, e foco os meus esforços para chegar lá. Ao alcançar essas metas mais curtas, mais confiança ganho. É tudo um processo mental para mim, apenas me concentro no próximo passo.
Eu não tenho nenhum medo de perguntar para qualquer pessoa, qualquer coisa. Por que haveria eu de ter medo? A minha atitude é de: “me ajude; me de alguma direção”.
Você pode aplicar esta mesma aproximação de metas para qualquer coisa que você ambicione fazer. Por exemplo, suponha que a sua meta é tornar-se médico. Esses passos estão como pedaços de um quebra-cabeças, onde todos juntos formam um quadro único. Quando estiver completo, você conseguiu.
Não pense em fracasso
Eu nunca penso nas consequências de falhar. Porque quando se pensa nessas consequências, acaba-se sempre a pensar num resultado negativo. Se eu estou em qualquer situação, eu estou sempre a pensar que vou ter êxito, não sobre o que aconteceria se eu falha-se.
Algumas pessoas gelam por medo do fracasso pensando na possibilidade de um resultado negativo. Eu percebi que se eu fosse alcançar algo na minha vida, teria de ser agressivo. Eu tive que chegar lá, e mostrar isso. Eu não acredito que se possa alcançar algo com uma atitude passiva.
Eu sei que o medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas para mim é uma ilusão. Qualquer medo é uma ilusão. O medo tem que ser pensado como uma oportunidade para fazer melhor e ter um pouco mais de sucesso.
Se tudo o que fiz não me trouxe sucesso, então pelo menos nunca poderei olhar para trás e dizer que tive medo de tentar. O fracasso sempre me fez tentar mais e mais da próxima vez.
O meu conselho é “pense positivo” e “encontre combustível no fracasso”. Às vezes o fracasso mostra em seu íntimo para onde você deve de ir. Muitas das maiores invenções no mundo só foram descobertas depois de centenas de fracassos anteriores, que foram usadas como respostas.
O medo vem às vezes de uma falta de foco ou concentração. Se é sabido que as coisas estão a ser feitas da forma mais correcta, então relaxe e execute. Esqueça intervenções de fora. Você não pode controlar nenhuma dessas intervenções.
Quando você faz uma apresentação, pode fazer todas as coisas necessárias, entretanto está fora das suas mãos o resultado. Ou os clientes gostam da apresentação, ou não. Portanto, não se preocupe antecipadamente com isso.
Eu posso aceitar o fracasso
Todo nós falhamos em algo. Mas eu não posso aceitar não ter tentado. Não importa se ganhamos, mesmo que tenha sido dado todo o nosso coração e trabalhado a 110 por hora. Se você der o melhor no seu trabalho, os resultados virão. Eu não posso fazer as coisas de forma mediana. Porque eu sei que fazendo assim, posso esperar resultados medianos. Isto porque eu vejo o mundo como os meus jogos. Eu não posso relaxar nos treinos porque quando eu precisar daquele empurrão extra. durante um jogo, ele tem que estar lá.
Mas isso é o que muitas pessoas fazem. E isso é a principal razão de elas falharem. Ficam comedidas, reservando esforços, poupando-se a cada dia que passa. Estão a procurar razões em vez de respostas.
Supere obstáculos
No mundo dos negócios é uma das principais características. Há um milhão de desculpas por não dar tudo de si: “Se fosse me dada uma oportunidade…”, ou “se o meu patrão gostasse mais, eu poderia realizar isto ou aquilo…”. Nada mais do que desculpas!
É claro que há obstáculos e distrações. Se você está a tentar alcançar algo, haverá pedras na estrada com certeza.
Mas obstáculos não têm que pará-lo. Se colidir com uma parede, não se renda, entenda como escalá-la, passe por cima, ou dê a volta ao redor.
Tem que aderir ao seu plano
A nossa sociedade tende a exaltar sucesso individual sem considerar o processo inteiro. O que é um CEO com uma grande ideia, se não for capaz de envolver as pessoas para fazer acontecer? Se você não tem todos os pedaços no lugar, particularmente as linhas dianteiras, aquela ideia, não significa nada. Você pode ter os maiores vendedores do mundo, mas se as pessoas que fazem o produto não são boas, ninguém comprará nada.
Gestores, como treinadores, têm de achar modos para utilizar talentos individuais nos melhores interesses da companhia. É um processo dedicado. Às vezes na nossa sociedade é difícil ver o grupo pois todos só querem ver super-estrelas. Nós tendemos a ignorar ou a não respeitar todas as partes que tornam o todo possível.
Talento ganha jogos, mas uma equipa unida e inteligência é o que ganha campeonatos.
Tudo o que eu alcancei só foi possível da maneira como trabalhei com metas próximas ou curtas, de olho num objectivo maior, sem perder o foco e principalmente, sem pular etapas. Não é possível saltar por fundamentos, são blocos básicos do edifício. Mas algumas pessoas não entendem isso, querem resultados rápidos, estão focados demais no amanhã. 
Quando você entende que domina os fundamentos, na hora do jogo não precisará de se preocupar com eles. Isso permite-lhe trabalhar de forma mais inteligente. Soa fácil, mas não é. Você tem que constantemente monitorar os seus fundamentos porque a única coisa que vai permitir avanços será a sua atenção neles. Os fundamentos nunca mudarão. Há um jeito certo e um modo errado para fazer coisas. Trabalhe nos fundamentos, e o nível de tudo o que você faz, subirá.
Guie-se através de exemplos
Eu sempre tentei guiar-me através de exemplos. Eu nunca tentei motivar apenas falando pois penso que palavras não significam tanto quanto uma acção. Assim eu tentei pintar um quadro de mim mesmo trabalhando duro e com disciplina. Porque não? Se a pessoa que está lá em cima não trabalha duro, porque deve fazê-lo outro qualquer?
Um líder tem que ganhar esse título. Você não é o líder só por ser o melhor jogador da equipa, a pessoa mais inteligente na turma, ou o mais popular. Ninguém pode lhe dar esse título. Você tem que ganhar o respeito ao redor pelas suas acções. Você tem que ser consistente na sua apresentação, pode ser basquetebol, uma reunião de vendas, ou lidando apenas com a sua família. Eles têm que confiar que você estará lá, que o seu desempenho será consistente de jogo para jogo, particularmente quando as coisas correm mal.
Em último caso, treinadores, gestores ou jogadores podem dizer o que lhes apetecer, mas se eles não sustentarem isso com desempenho e trabalho duro, as suas palavras não significarão nada.
Um líder não pode dar nenhuma desculpa. E você tem que estar disposto a sacrificar certas metas individuais, se necessário, para o bem da equipa. Um líder também é uma pessoa que teve sucessos passados em outras ocasiões e não teve medo de viver a oportunidade de guiar outros, novamente arriscando o seu prestígio.
No caminho, você também tem que defender o que você acredita e agarrar-se às suas convicções. Toda a casa, todo o negócio, toda a comunidade necessita de alguém como guia.
Michael Jordan é o autor de “I Can’t Accept Not Trying (Harper San Francisco)” e estra da NBA e ex-jogador dos Chicago Bulls. Este artigo é adaptado do livro citado, numa tradução livre de Denilson Godry Farias.

domingo, 17 de julho de 2011

Funções e Qualidades por Posição

Marcelo Huertas

Armador
--------------------------------------------
. Espírito defensivo
. Bom no 1 x 1 (adversário com bola e sem bola), Contagia o resto dos companheiros, Rouba bolas (se antecipa ao adversário).
. Aquele que mais pode arriscar
. Realiza bom balanço defensivo
. Anula o armador adversário
. Bom reboteiro na defesa
. Defende-se de bloqueios
. Bom Atacante
. Bom penetrador, Bom manejador da bola, Bom arremessador (não necessariamente pontuador).
. Bom Jogador de Equipe
. Bom passador. Bom receptor de bola. Se oferece à bola. Não se oculta.
. Conhece as carências e virtudes de nossa equipe e da adversária.
. Outros aspectos
. Ser um líder. Criar. Dirigir. Jogar com o risco.

Dirk Nowitzky
Ala
---------------------------------------------------
. Ser rápido no balanço defensivo
. Deve chegar Rápido ao Ataque
. Provocar faltas de ataque dos adversários
. Grande defensor da primeira linha de passe
. Fintas defensivas, Ajudar o companheiro da bola
. Preparado para a segunda ajuda
. Jogar duro: no emparelhamento com o pivô, na saída de bloqueios, no rebote defensivo
. Bom defensor em 1 x 1, Criar desequilíbrios, Utilizar todo o corpo
. Causar dúvidas ao atacante, Evitar penetrações, Evitar tiros fáceis
. Ser rápido no contraataque. Saber quando tem que correr. Rebote defensivo.
. Fazer pontos. Atirando, Penetrando ou finalizando contraataques sem cometer violações. Especialista em Rebotes Ofensivos.
. Jogo sem bola. Fazer bons bloqueios, Ter sempre as mãos preparadas, Criar movimento depois do passse
. Bom receptor. Atuar sempre rápido depois da recepção.
. Bom passador. Ao pivô de baixo, Ao pivô do lado fraco, Ponte aérea.
. Não ter problemas para jogar de costas para o aro em certos momentos.

Pivô-----------------------------------------------------------

Luis Scola
Grande concentração para:
. Saber em cada momento como defender. Não ficar nos bloqueios. Move-se em distâncias muito curtas. . Saber claramente o que deve ser feito no jogo. Saber quando pode e deve fazer jogo "duro".
. Saber quando e como tem que fazer ajudas.
. Preferível um tiro longo que curto. Saber cair no contato com o adversário.
. Fazer rápido o balanço defensivo.
. Aproveitar a superioridade defensiva.
. Grande reboteador defensivo. Intimidador perto do aro. Dono da zona pintada. Capaz de defender a um pequeno.
. Capacidade de rebote ofensivo.
. Atitude, Aptidão, Talento, Capacidade de salto.
. Gosto de jogar dentro.
. Bom corpo. Bons movimentos. Ao menos dois diferentes. Provocar faltas.
. Bom atirador
. De tiros livres, selecionar bem seus tiros curtos
. Jogo sem bola.
. Bom receptor. Mãos firmes e rápidas. Receptor seguro. Que ganhe posições claras no poste baixo. Bom bloqueador. Que se aproveite dos bons bloqueios recebidos.
. Bom distribuidor de jogo
. Bom passador em ataques estáticos. Bom no primeiro passe de contra-ataque.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Arremesso - Larry Bird

Larry Bird with John Bischoff
Larry Bird
"Seja mais do que um arremessador (shooter), seja um pontuador (scorer)."
O Arremesso: 
1. Esteja pronto - Segure a bola com os dedos sem tocar a palma das mãos na mesma. Coloque-a na altura superior do peito.
2. Posicione-se - Mantenha a postura, fique equilibrado e concentrado.
3. Alvo - Fixe sua visão num ponto do aro ou da tabela.
4. Atire - No ponto mais alto do salto, solte a bola num ângulo entre 45 e 60 graus para facilitar sua entrada na cesta. Quanto mais alto o arco na trajetória da bola melhor.
5. Siga a bola - Após o arremesso, o braço e a mão devem prosseguir seu movimento até o fim e permanecer nesta posição até que a bola entre na cesta.
6. Siga o arremesso - Após seu arremesso atingir o alvo, esteja pronto para correr e lutar pelo rebote no caso do erro, porque um rebote de seu próprio arremesso geralmente ocasiona um arremesso livre de marcação.

Bird x Magic
Dicas de arremesso dos profissionais: 
1. Aprenda a arremessar todos os tipos de arremesso com ambas as mãos;
2. Antes de chutar, veja se há um companheiro posicionado para o rebote;
3. Não apresse seu arremesso;
4. Não force seu arremesso. Chute apenas quando estiver confiante em converter a cesta;
5. Aprenda a ajustar seu arremesso com os erros;
6. Quando receber uma bola livre de marcação não perca tempo driblando;
7. Seja confiante no seu arremesso;
8. Treine, treine, treine.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Preparação Fisica - Basquetebol

Gosto muito de usar Medicine Ball na preparação física de meus atletas, dessa maneira consigo aproximar das ações que os mesmos executam durante um jogo, pois o objetivo final é aprimorar a performance dos atletas o máximo possível.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Entrevista Itallo de Almeida Pinheiro Ex-Goiás EC



O atleta do Goiás Espore Clube, Itallo de Almeida Pinheiro, que em sua curta e recente História (apenas 5 anos que a modalidade foi incluída no clube) obteve maior sucesso, com números que impressionam e falam por sí: Maior Pontuador do Goias EC com 1095 Pontos, Maior Numero de Bolas de Três Pontos: 49 e Terceiro em Numero de Jogos 68, números este que o levaram para as seleções estaduais em 2010 Sub 15 (Campeão Brasileiro 3ª Divisão) Seleção Sub 17 em 2011(Vice Campeão Brasileiro 2ª Divisão), além da Convocação para a Seleção Brasileira Sub 15 em 2010, que atualmente esta atuando em Sorocaba-SP. Logo abaixo segue uma entrevista com Itallo e que o exemplo de perseverança, dedicação e coragem sirva á todos que almejam um algo mais, sobre tudo no Basquetebol.



Itallo em seu 1º Logo pela LSB
1 - Como esta sendo a sua adaptação á sua nova Cidade? (Pontos Positivos e Negativos)
O Adaptamento está bastante rápido. Os pontos positivos que eu destaco são a solidariedade das pessoas que eu convivo e a tranquilidade da cidade que faz meu adaptamento ser melhor; Os pontos negativos acho que deve-se somente a distância da minha cidade natal, Doverlândia-GO, e o difícil translado até a mesma.







Ultima partida pelo Goias EC: 28 Pontos
2 - Como foi a sua experiencia no Goias EC? (Pontos em que te ajudaram a evoluir desde a sua chegada até sua saida do Clube)
Posso dizer que os conceitos passados á mim no período em que estive no Goiás EC foram fundamentais para aprender a jogar o basquete técnico e tático do basquete moderno. A minha experiência no Goiás EC foram as melhores possíveis, trabalhar com um grupo de jogadores e treinadores (Santiago e, sem que eu me esqueça do Jorge) que realmente se interessa com o basquete, o resultado será a evolução plena nesse seguimento. Cito ainda que, os fundamentos passados ao longo dos treinamentos foram os pontos que me ajudaram a evoluir desde a minha chegada até minha saída do Goiás EC.

3 - Quais as Pessoas que mais tiveram influencia até hoje em sua carreira como atleta?
Afirmo que os meus familiares são meus maiores influenciadores em minha trajetória no basquetebol. Porém, algumas pessoas no ramo desse esporte entrarão em contribuição ao meu favor e cito exemplificadamente, a partir de onde tudo começou: Wolney Rodrigues, técnico de basquetebol da cidade de Doverlândia-GO (Lasertec Basketball Club), Sem soma de dúvidas que ele foi e é o meu maior amigo e alicerce como conselheiro e apoiador de tudo que eu faço, na maior franqueza e fraternalmente falando; Santiago Reis, técnico de basquetebol do Goiás EC, posso considerar a pessoa que mais me fez evoluir em toda minha caminhada no basquete até hoje, sendo prestativo as minhas deficiências e me ajudando a suprir as mesmas; Moisés da silva, técnico de basquetebol de Anápolis-GO (ABA), me mostrou muita humildade para caminhar com honestidade a me tornar um possível jogador de basquete; e Breno Pinheiro, técnico de basquetebol de seleções goianas, sua influência um pouco rápida deu para levar para a vida inteira, primeiramente sua amizade e seu interesse com o basquetebol me tocou profundamente.

Campeão Sub 15 - 3ª Divisão -2010
4 - Quais as suas principais conquistas ate hoje?
Destaco que no meu início tive o prazer de ser campeão estadual das olimpíadas escolares de 2007 por Doverlândia-GO, onde estive com meus amigos de infância. Logo quando mudei para Goiânia-GO em 2009, trabalhei forte e consegui no ano seguinte ser convocado para um período de teste com a seleção brasileira sub15. Porém, metas individuais não me dão tanto prazer quanto a um conquista coletiva, sendo a mais principal a de campeão brasileiro de base - sub15 - em 2010, da terceira divisão, em que tive o contentamento de aprender bastante.

Campeonato Estadual 2010

5 - Qual a sua partida inesquecível?
A partida de basquete de que eu não me esqueço foi contra o time da AEGB/AABB em que eu atuei pelo time do Goiás EC, na categoria Sub17. Essa partida foi bastante suada, em que estávamos perdendo de quase 25 pontos na metade do jogo, conseguimos reagir de forma impressionante e nos últimos minutos/segundos de jogo conseguimos sair com a vitória de um ponto de diferença, e que foi um jogo que o nosso time e o nosso técnico, santiago, conseguimos agir coletivamente, e só tendo visto o jogo para saber do júbilo e destreza de ter conseguido a vitória nessa partida suada.

6 - O que você pode dizer sobre o Itallo que chegou no Goias EC em 2009 e  sobre do Itallo hoje atleta da Liga Sorocabana de Basquete?
O meu contentamento de ter tido uma grande evolução no período em que cheguei no Goias EC até a minha saída é bastante grande. O Itallo que chegou, meio que de inocente no Goias EC, hoje é mais cheios de princípios e com uma busca da perfeição adquirida do convívio no Goias EC e isso lapidarei e aperfeiçoarei ainda mais no LSB (Liga Sorocabana de Basquete).

7 - Um conselho as que pretendem tentar seguir carreira no Basquetebol.
Sempre tento ajudar os atletas que me rodeiam a serem melhores no que praticam e nisso está o basquete, meu conselho é: "Nada acontece sem trabalho, esforço, dedicação e sacrifícios." Concluindo, então dedique-se ao máximo hoje para amanhã ver esse trabalho realizado conforme seu sonho. 



8 - Qual o seu maior sonho? Voce ja o alcançou? Se caso negativo o que voce tem feito para alcança-lo?
Meu maior sonho é tentar conseguir realizar todos os meus sonhos (Risos); Meus sonhos se fundamentam entre ser melhor no que eu irei fazer e conquistar minhas metas pessoais, nisso está um dos meus sonhos que é ser um jogador de basquete de alto nível. Ainda não o alcancei, mais vivo lutando incessantemente para conseguir realizar esse(s) sonho(s).
Itallo em Ação pelo LSB
Itallo - Entrevista Globo Esporte Local






sexta-feira, 8 de julho de 2011

ENTB - EM GOIÂNIA NÍVEL I



A FEDERAÇÃO GOIANA DE BASQUETEBOL SE CANDIDATOU PARA SEDIAR A ESCOLA NACIONAL DE TREINADORES, CONFORME NO SITE DA CBB , TODOS SABEM QUE ESSA ESCOLA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS QUE TRABALHAM COM BASQUETEBOL, A CBB EXIGIRÁ DE TODAS AS FEDERAÇÕES QUE NOS SEUS CAMPEONATOS ESTADUAIS OS TÉCNICOS TENHAM PARTICIPADO DESTA ESCOLA, AQUELE QUE NÃO TIVER A CARTEIRINHA DA ENTB, NÃO PODERÁ ATUAR FUTURAMENTE EM JOGOS ESTUDANTIS, JOGOS UNIVERSITÁRIOS, ESTADUAIS, BRASILEIROS DE BASE CAMPEONATOS BRASILEIROS ADULTO MASCULINO E FEMININO ENTRE OUTROS,  POR GENTILEZA DIVULGUEM ESSE CURSO QUE ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS NÍVEIS: 1 , 2 e 3 . PODEM ACESSAR O SITE DA CBB E REALIZAREM SUA INSCRIÇÃO NÃO DEIXANDO DE COMUNICAR QUE PARA A ESCOLA SE REALIZAR TEM UM LIMITE MÍNIMO DE INSCRIÇÕES, GOIÁS NÃO PODE PERDER ESSA OPORTUNIDADE E SÓ DEPENDE DOS TÉCNICOS , PROFESSORES E AMANTES DO BASQUETEBOL.

MAIORES INFORMAÇÕES:

http://www.cbb.com.br/ENTB/curso7-programa.asp?idEvento=7  


INSCRIÇÃO:


http://www.cbb.com.br/ENTB/curso7-inscreva.asp?idEvento=7

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Exercícios Pre Temporada

Este vídeo é um dos exercícios que mais uso na preparação de meus atletas em nossa Pre Temporada, onde faço uso de bolas com pesos variados, e com exercícios estacionários ( como os demonstrados no vídeo) e em movimento.
Em Breve mais sugestões de exercícios.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bola ao Alto: O Início

Equipes Sub 15 Masculino e Feminino 2010


Neste Blog venho buscar dar a minha contribuição com o Basquetebol Goiano no sentido de divulgar o máximo de Informações de nosso Basquetebol; Campeonatos, Torneios, Cursos, Clinicas, Atletas, Curiosidades, Entrevistas, além de promover um ponto de encontro de todos que se interessam e se importam com nosso esporte, além de disponibilizar informações para aprimoramento de atletas e técnicos.