quarta-feira, 29 de março de 2017

Pensamento - Março 2017


quarta-feira, 1 de março de 2017

Como parar as insistentes contusões no Basquete

Variação de Prancha
É difícil evitar certos tipos de contusões causadas pelo impacto no Basquete, em bora um bom condicionamento e uma técnica apurada reduzem esse tipo de risco. Entretanto uma grande porcentagem das lesões que os atletas sofrem não envolvem o impacto. Problemas na lombar, dores nas panturrilhas e inflamações nos tendões, são algumas lesões  que resultam de músculos estabilizadores fracos ou uma técnica pouco apurada ou ainda não se aquecer de forma adequada.
A maioria das lesões de tecidos mole pode ser evitada com boas estrategias de prevenção de lesões e um bom programa de condicionamento físico bem executado. A pre-habilitação envolve exercícios de força e condicionamento para músculos específicos e articulações que ajudam a reduzir riscos de lesões antes que elas realmente aconteçam.
A pre habilitação é especifica para o esporte e visa lesões comuns e desiquilíbrios fortes que ocorrem no desporto em particular.

Exercício de Equilíbrio

Lesões comuns no Basquete e opções para uma Pré Habilitação

Torção de Tornozelo: Exercícios de equilibro, fortalecimento da panturrilha, calçados adequados, cuidados com superfícies irregulares, pliometria proprioceptiva.

Estiramento na Coxa: Fortalecimento dos glúteos e coxa, exercícios de estabilização utilizando o CORE.

Dores nos Joelhos: Fortalecimento do Vasto Medial

Ligamentos dos Joelhos: Desenvolver uma boa relação de força entre o Isquiotibial e Quardriceps, agachamento com bola suíça, pliometria proprioceptiva.

10 Dicas para ajudar na prevenção de contusões:

1 Tenha uma abordagem funcional para o treinamento que desenvolva força em vários planos de movimento, usando por exemplo, exercícios com medicinebol com rotação, exercícios de aceleração e desaceleração exercícios que simulem os padrões de movimento do basquete.

2 Inclua exercícios que aumentem a estabilidade muscular e articular, como exercicios de: Equilíbrio, estabilidade, CORE e força.

3 Realize uma progressão em seu foco de estabilização para força e depois explosão.

4 Incorpore exercícios que tenham um amplo alcance para ajudar os jogadores a desenvolver resistência á fadiga, que é ima das principais causas de lesões.

5 Desenvolva um programa de treinamento baseado em uma analise das exigências do jogo de basquete.

6 Respeite a importância da flexibilidade e postura.

7 Inicie cada treinamento com uma sessão apropriada de exercícios de aquecimento.

8 Use estrategias de recuperação, como volta a calma, banho de contraste e reposição de fluidos.

9 Foco em usar a técnica correta em cada exercício, como por exemplo no levantamento de pesos.

10 Individualize o programa de treinamento e objetivos de condicionamento, incluindo protocolos apropriados de testes.

Nota: O Basquete é um esporte internacional de contato, elevado risco de lesões em comparação com muitos outros esportes internacionalmente populares. Alguns estudos indicam que a taxa de lesão por jogo são altas, cerca de 1.4 contusões graves e a frequência de lesões no esporte parece estar mais aumentando do que diminuindo. (A Nível Profissional)



Dicas Importantes


  • Enfase na prevenção de contusões vai ajudar afastar o maior medo dos atletas que é se lesionar.

  • O Treinamento de CORE deve ser parte integrante da preparação para todos atletas, é uma peça vital na engrenagem da prevenção de muitas lesões como: Dores na lombar, lesões de virilha e coxa e estiramento do Isquiotibial.