sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012



"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente

Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente,
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, rumo a sua felicidade!!!"

(Carlos Drummond de Andrade)



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano de 2004 - Confirmações e Evoluções

2004, iniciei as atividades do ano com várias promessas sobre ainda manter o time adulto e melhorias para as categorias de base, me reuni com as jogadoras do adulto e disse que somente daria inicio para as atividades do adulto somente quando alguma coisa realmente concreta tomasse forma, algumas ainda continuaram a treinar por um curto período de tempo chegamos até a disputar um torneio: Copa da Mulher onde mais uma vez fomos Campeões, passando este torneio mesmo com resultado positivo, nada se efetivou e para não ficar segurando ninguém reuni as adultas que ainda estavam treinando que estavam liberadas a procurarem outros clubes ou tomarem a melhor decisão que assim pensassem pois eu ficaria apenas com as categorias de base.



No meio de Março a FGB entrou em contato me comunicando que as Seleções Femininas mais uma vez seriam dirigidas por mim, o Brasileiro Infanto seria em Xanxerê SC e o Brasileiro Juvenil seria em Jataí GO.
Desta vez a convocação foi menos problemática no que diz respeito a liberação de atletas, porém estávamos em um período de completa renovação, nossas melhores jogadoras nessa faixa etária foram para outros centros, e nos clubes a grande maioria havia parado de jogar ou estouraram o limite da categoria (Basquete Feminino sempre com pouco incentivo) mas acabaram vindo meninas de Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Jataí e Goiânia, praticamente todas no primeiro ano da categoria e estreando em competições nacionais, muitas nem seque haviam ainda disputado um estadual, deixei bem claro os dirigentes da época que este seria o início de um trabalho para pelo menos médio prazo, nada para este ano específico, as meninas erão tão novas que nenhuma era da minha altura.
Seleção Infanto 2004 - Xanxerê SC
No Intervalo das ferias no meio do ano, ainda mantínhamos a parceria que havia conseguido com o Colégio Classe e Clube Jaó e decidimos que no estadual de base deste ano iriamos colocar uma equipe masculina além da feminina e assim que voltamos as atividades já começamos os treinamentos da equipes masculina para competição e iniciamos a preparação da Seleção Juvenil Feminina.
Treinos no Colégio Classe

Amistosos Colégio Classe - Atrio Academia
Como o Brasileiro Juvenil seria realizado em Goiás e ja tínhamos mapeado algumas meninas do ano anterior (Jogos da Juventude, Brasileiros e Estadual) foi mais fácil fazer a convocação e os técnicos/clubes liberarem as atletas, realizamos uma primeira fase de treinos em Goiânia e a segunda fase já na cidade de Jataí onde treinávamos em dois períodos até as vésperas da competição, ao total ficamos em torno de 13 dias em Jataí.
Vieram menias de Goiânia, Jataí e Quirinópolis para compor a Seleção, desta vez com o grupo mais experiente e com a idade pela primeira vez realmente regulando com as outras seleções realizamos ao meu ver um bom Campeonato Brasileiro, acabamos em quarto lugar, mostrando que com o mínimo de planejamento os resultados foram bem diferentes do ano anterior e ainda deixaríamos tudo encaminhado para o ano seguinte.
Seleção Juvenil 2004 - Jataí GO
Seleção Juvenil 2004 - Jataí

Classificação Final
Assim que regressamos do Brasileiro teve início o estadual de base e pela premência de tempo acabei por inscrever no apenas uma equipe feminina e uma equipe masculina ambas na categoria juvenil, em ambas ficamos com o vice-campeonato, nos playoffs finais no masculino enfrentamos o extinto Ajax ( Jogos muito Equilibrados a diferença dos jogos não passava de seis pontos) e no Feminino enfrentamos a Cidade de Jataí (Ficamos sem duas jogadoras importantes na decisão, uma por luto em família e outra prova de vestibular), não é de hoje que falo para montar os torneios/campeonatos observando os compromissos escolares dos atletas.
No meu modo de entender 2004 foi um ano bom, pude perceber de uma vez por todas como as coisas realmente funcionam! Vi que ser bom, ser ótimo, ser excelente infelizmente não basta! Não é suficiente, você precisa ter um algo a mais e mesmo assim pode ser que você não consiga! Você acaba esbarrando em algumas barreiras muitas vezes intransponíveis!

Ao Terminar o Calendário Esportivo fui chamado até o Colégio Classe e me comunicaram que estavam desmontando a equipe de Basquetebol e consequentemente eu também seria dispensado, e também estavam desmontando outras equipes, não me deram maiores justificativas e acabaram por completo o projeto esportivo em 2005.
O que não entendi e também todos envolvidos foi a maneira como acabaram com tudo, de uma vez só sel alarde nenhum, ainda bem que a maioria dos atletas estavam no ultimo ano do ensino médio ... vivendo e aprendendo a cada nova situação um novo aprendizado diferente!




















 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ano de 2003 - Possibilidades e Descobertas

2003 disparadamente o ano mais cheio que ja tive até hoje no que diz respeito a participação em competições: Mundial Escolar Infanto Masculino Goiânia GO, Brasileiro Infanto Masculino Anapolis GO, Brasileiro Infanto Feminino Palmas TO, Jogos da Juventude Juvenil Feminino Brasília DF, Estadual Infanto, Juvenil e Adulto Feminino, fora os torneios preparatórios que participei com minhas equipes.

Logo em Janeiro sai do Colégio Pre Medico em virtude da redução drástica do número de alunos (em 2004 acabaram encerrando suas atividades permanentemente) em Fevereiro fui para o Colégio Classe onde estavam iniciando um projeto com equipes de várias modalidades e fiquei responsável pelo Basquetebol, neste meio tempo a FGB me convidou mais uma vez para ser assistente técnico da Seleção Infanto Masculina, o Técnico Principal era o Miguel Solon, e para assumir a Seleção Goianas Femininas: Infanto e Juvenil.

Seleção Infanto Masculina 2003 - Treino Gin Rio Vermelho
Em Março veio um comunicado que o Colégio Classe participaria do Mundial Escolar, organizado pela ISF -   International School Federation, que seria realizado em Goiânia GO (A primeira vez que seria realizado fora do continente Europeu) isso gerou tanta polêmica e controvérsias na época, mais tarde isso custaria meu emprego no Jóquei Clube de Goiás. Acabei assumindo como Técnico Principal da equipe masculina sendo BRASIL "A" e convidei na época o Técnico Ornides Cintra para dirigir as meninas que eu treinava no Jóquei para desta competição também como BRASIL "A".
Brasil "A" Feminino (Uniforme Laranja)
O Campeonato Brasileiro de Seleções e o Mundial Escolar acabaram por conhecidindo as datas e acabei participando apenas dos treinamentos e não pude acompanhar a equipe nos jogos, fui apenas na primeira partida.

Abertura no Ginásio Rio Vermelho
Abertura Ginásio Rio Vermelho
No Mundial Escolar tivemos muitos altos e baixos fora a adaptação das regras próprias da competição que para nós fui muito difícilJogávamos duas vezes por dia, o tempo de jogo era dividido em quatro quartos de oito minutos, o limite de faltas individuais era de quatro, fora que o sistema de disputa em sim era bem complexo, mas de qualquer forma foi uma grande experiência para todos envolvidos na competição, parte organizacional, logística, planejamento, execução e não foi diferente para nós que estávamos em quadra!

Centro de Convivência - Jóquei Clube de Goiás
Enfrentamos: França, Alemanha, Iram, Hungria, Áustria, Luxemburgo e Irlanda acabamos na 15ª posição sendo que eram vinte países participando, o amadurecimento que atingimos na competição teve uma profunda influência nos atletas, tanto que muitos deste grupo foram para outros centros além de servirem as seleções estaduais masculinas e femininas até o ultimo ano da categoria.
Brasil "A"
Em Junho estava dando treino normalmente quando fui receber o meu pagamento me informaram que estavam me desligando do clube e que não precisariam dos meus serviços e a pessoa que me deu esse comunicado me avisou que era meio uma perseguição com a minha pessoa pelos resultados e conquistas que eu estava conseguindo em tão pouco tempo! Para bom entendedor um ponto é palavra e entendi quem estava por trás deste movimento.
Ultimo jogo como Jóquei Clube de Goiás
Pensaram que simplesmente iriam "pegar" as minhas equipes femininas do Jóquei Clube de Goiás, em menos de três dias eu já havia levado as minhas equipes para o Clube Jaó, o Breno na época era o Gerente do Basquetebol no Clube na época e eu ainda jogava nessa época pelo mesmo clube, consegui uma parceria com o Colégio Classe para o Campeonato Estadual e que foi estendida  até a Seleção Infanto Feminina, essa seleção foi uma história bem complicada ....
Assim que assumi oficialmente as Seleções, via FGB entrei em contato com as equipes da época que enviassem as atletas que reunissem condições de representar a Seleção Goiana no brasileiro de Palmas TO, resultado: Ninguém mandou atleta, alegaram que o técnico anterior não mandava de volta as atletas para seus clubes ao final da competição e em virtude disto não mandariam suas atletas (Prática infelizmente ainda comum por aqui com determinados treinadores), acabei indo para o Brasileiro com meu time e apenas uma menina de Hidrolândia, o resultado todos ja sabem ou podem imaginar, uma equipe local contra Seleções Estaduais....
Seleção Infanto - Palmas TO 2003
Seleção Infanto - Palmas TO 2003
Seleção Juvenil, como viram que meu método de trabalho era outro, começaram a enviar atletas de outras equipes, mas em cima da hora e algumas sem condições reais de estar fazendo parte do grupo, percebi que isso era um teste para mim e os dirigentes na época perceberam a mesma coisa e me apoiaram na competição que era os Jogos da Juventude em Brasília DF, nesta competição só podíamos levar dez atletas, chegando no congresso técnico ja impediram duas de nossas altetas de jogarem alegando que o registro na CBB não estava efetivado, ou seja ja estávamos contando com apenas oito das dez, no primeiro jogo uma de nossa altetas torce o pé e não volta mais, de oito baixou para sete jogadoras que eu poderia contar, segundo jogo no inicio do terceiro jogo nossa melhor jogadora torce o joelho e desloca a rótula, estavamos agora com seis jogadoras fora o quanto isso abalou o restante das meninas, na quarta partida uma de nossas atletas que era diabética não toma a sua dose de insulina e não nos comunica e passa mal durante a partida abalando todos pois ate então não sabíamos o porque deste tipo de coisa estar acontecendo .... das dez jogadoras sobraram apenas cinco em condições reais de jogo, nestas condições sem chances de brigar por algum tipo de resultado!
Seleção Juvenil - Brasília DF 2003
Seleção Juvenil - Brasília DF 2003

Seleções Feminina e Masculina 2003 - Brasília DF
O Campeonato Estadual foi realizado logo apos as Seleções voltarem dos Jogos da Juventude, foi a hora de mostrar o quanto minhas equipes evoluíram e o salto de qualidade que minhas atletas tiveram individualmente com essas competições no decorrer do ano. Entrei no Estadual apenas no Feminino este ano, os atletas do masculino foram para as equipes do Jóquei Clube e Sociedade Esportiva Ajax sendo que estas duas equipes fizeram a final do estadual, entrei nas Categorias Infanto, Juvenil e Adulto, sendo que o adulto apenas seis jogadoras eram da categoria o restante eram as meninas que jogavam as categorias de base que se revezavam.
Vencemos todas as categorias, sendo que nossa campanha foi impecável não perdemos sequer um jogo em nenhuma das categorias! Campeão Infanto, Campeão Juvenil, Campeão Adulto! 
Todas Categorias Reunidas - 2003

Santiago - Larissa (Juvenil) Naiara (Adulto) Letícia (Infanto)

Troféus de 2003
Fizemos as Finais em todas categorias contra a UCG, que no ano anterior havia nos vencido facilmente no Juvenil e agora estava iniciando uma nova fase no Basquetebol Goiano, principalmente no Feminino, pois a UCG não perdia em Goiás a pelo menos dez anos segunda a FGB e ainda revelamos a atleta Isis para o Basquetebol que até então jogava voleibol, que mais tarde viria servir a Seleção Brasileira.
Com esse feito chegou-se a esboçar a criação de uma equipe profissional adulta a partir desta equipe, existiram até contatos com jogadoras de São Paulo e Rio de Janeiro na época, mas como o interesse em não deixar as coisas acontecerem por aqui é enorme! Acabou que foi sufocada essa ideia e nada acabou acontecendo.
2003 se mostrou um ano cheio de acontecimentos e possibilidades!Mas mostrou principalmente que as pessoas nem sempre querem que as coisas evoluam, não querem sair de suas zonas de conforto e quando aparece alguém com vontade e capacidade de fazer as coisas acontecerem isso incomoda e muito! Pois estiveram o tempo todo em posição de fazer alguma coisa e não fazem nada e aparece uma "maluco" com uma mão na frente e outra atras e consegue fazer alguma coisa mais significativa do que jamais fizeram, com certeza isso é um "problema" para eles....

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva - Ano de 2001 e 2002

Em 2001 recebi dois convites, um para ser assistente técnico da Seleção Infanto Juvenil Masculina para os Extintos Jogos da Juventude, o Técnico principal na época era o Wiliam, conhecido como "Coach Bill", mas a seleção após treinar por aproximadamente dois meses, na ultima hora não viajamos por falta de verbas e tivemos que dispensar os meninos muito frustrante isso e infelizmente uma pratica comum em nosso estado, o outro convite foi trabalhar no Jóquei Clube de Goiás com as escolinhas e assumir a equipe feminina, aceitei o convite e logo que assumi comecei a deixar  as coisas do meu geito! As escolinhas estavam todas certas o que deu um pouco de trabalho foi o feminino, pois o grupo era numeroso e com atletas de diferentes idades e interesses pelo basquete, foi um processo que iniciei em 2001 e concretizei em 2002, onde acabei deixando apenas as realmente interessadas e as que se encaixaram no meu modo de trabalho: Fundamento + Fundamentos + Fundamentos
Acredito que este post possa complementar este pois conta um pouco mais destes dois anos.













Ainda em 2002, me mantive no Colégio Pre Medico, estava no Jóquei Clube de Goiás e fui assistente técnico da Seleção Infanto Juvenil nos Jogos da Juventude (extintos) organizado pelo COB, desta vez realizamos todo o período de treinamento: Treinos quase que diários, realizamos intercâmbios: Distrito Federal, Pires do Rio, Vitória ES (Início do CETAF) e diversas equipes do estado e chegamos a realizar um amistoso entre as Seleções Infanto x Juvenil, ficamos em quarto lugar na competição feito ate então que a muito não acontecia, mais uma vez um ano cheio de aprendizado e agradeço muito ao "Coach Bill" pela oportunidade e por ter acreditado em mim.

Cidade de Pires do Rio
Cidade de Pires do Rio
Cidade de Pires do Rio









Vitória ES


Vitória ES
Vitória ES


domingo, 25 de dezembro de 2011

Retrospectiva - 2000 Inicio de trabalho Colégio Pre Medico


Ano de 2000, início de meu traalho com uma vertente mais séria, pois anteriormente estava trabalhando com basquetebol mas com uma linha mais lúdica em condomínios fechados, fui convidado para assumir a turma de Basquetebol do extinto Colégio Pre Medico, ainda estava fazendo a faculdade de Educação Física na UEG, Universidade Estadual de Goiás, unidade de Goiânia ESEFFEGO, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, o trabalho teve inicio com aulas com intuito de serem apenas aulas de educação física escolar, mas como os alunos começaram a se desenvolver e o interesse cada vez maior pelo basquete começamos a ter uma turma com mais avançados, e com isso começamos a sair para jogar contra outros times pela cidade de Goiânia, não participávamos de nenhum torneio ou campeonato mas jogávamos contra as principais equipes da época: Jóquei Clube de Goiás, Clube Jaó entre outros, chegamos a revelar atletas para os clubes mencionados e tivemos ainda alunos intercambiários que vieram a acrescentar em nosso grupo e posteriormente jogaram o Campeonato Goiano pela equipe Avila/Jaó.

Local onde ví e aprendi muitas coisas, a proprietária e Diretora era a Dona Terezinha, uma mulher séria e exigente, muitos a achavam difícil trabalhar com ela, mas em momento algum senti essa dificuldade, para mim era até mais fácil pois nunca gostei de ficar acomodado com as coisas.
Fiquei por três anos no colégio de 2000 á 2003, foi um lugar onde aprendi bastante e agradeço muito a minha passagem por essa organização, pois pude abrir os meus olhos para muitas coisas





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Feliz Natal



2011 praticamente no final, tempo de avaliar o ano que passou, de rever nossas atitudes, corrigir nossos erros e aprimorar nossos acertos! Espero que todos tenham obtido êxito em suas caminhadas!
Que todos possam fazer e receber o bem! Desejo a todos um FELIZ NATAL!
Fiquem com Deus e mais uma vez Feliz Natal!


Natal Tempo de reflexão!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Scout Masculino dos Atletas que Já Jogaram Comigo

Como prometido, o Scout do Jogadores que jogaram comigo, alguns nomes infelizmente tenho ciência que se perderam, mas acredito que a grande maioria esta aqui, caso eu encontre mais registros tanto no Masculino quanto no Feminino venho postar o quanto antes possível!
Você encontrou seu nome ai embaixo?

Nome
Pontos
3 Pts
Faltas
Nº Jogos
Ano(s)
Abner Yossi
598
x
192
73
2007 á 2011
Adriano Neto
4
x
18
6
2009
Alessandro Bueno
79
1
17
29
2010 / 2011
Antônio Dares
4
x
3
2
2007
Aquila Almeida
128
11
15
9
2009
Ariel Silva
242
5
66
32
2008 / 2009
Atila Costa
319
10
x
28
2007 á 2009
Bernardo Vilela
16
x
x
4
2007
Daniel Filho
13
x
14
11
2009 / 2010
Daniel Rubem
51
6
9
6
2010
Daniel Rangel
14
x
3
10
2003 / 2004
Danillo Couto
106
4
29
18
2009
Danilo Craveiro
12
3
7
5
2004
Djalma Branquinho
36
x
3
12
2007
Eduardo Bastos
38
4
8
8
2003 / 2004
Elker Lourenço
237
2
76
37
2002 á 2004
Fabrício Alves
68
x
38
13
2002
Felipe Guimarães
20
5
1
5
2004
Felipe Vigillato
9
1
8
9
2009 / 2010
Francisraym Mendonça
408
2
67
35
2010 / 2011
Franklim Ribeiro
9
x
3
7
2009
Gustavo Freire
196
4
33
24
2007 á 2009
Gregório Sebba
143
5
32
9
2002
Humberto Caiado
2
x
11
8
2004
Iago Bernardes
273
19
53
40
2010 / 2011
Iago Santos
632
9
169
70
2008 á 2011
Itallo Pinheiro
1158
50
118
72
2009 á 2011
Jader Caetano
34
x
44
16
2009
Jackson Andrew
87
1
14
21
2010
João Antônio
12
x
13
19
2009 á 2011
João Luis Felipe
458
15
68
23
2002 á 2004
João Paulo Cotrim
43
1
x
20
2007 / 2008
João Paulo Daher
79
3
12
7
2004
Jomar Filho
215
x
46
23
2002 / 2003
José Mauro
27
x
7
3
2002
Kaysson Barbosa
2
x
4
6
2004
Leandro Javé
92
1
69
23
2008 á 2010
Leandro Ladeia
186
1
6
39
2007 / 2008 / 2011
Leonardo Cícero
19
1
7
5
2004
Leonardo Lopes
149
1
69
22
2002 / 2003
Lucas Albuquerque
142
3
43
42
2009 á 2011
Lucas Macedo
18
x
8
10
2007
Luciano Carneiro
12
x
12
6
2004
Luciano Ribeiro
30
x
28
9
2007
Luis Gustavo Serra Dourada
12
x
12
7
2002
Luis Gustavo Araújo
27
3
5
10
2008
Marcel Borges
28
0
3
4
2010
Marco Aurélio Reis
184
15
26
29
2002 á 2004
Marcus Danillo
7
x
10
7
2010
Matheus Simão
10
x
5
10
2010 / 2011
Maxwell Silva
54
10
19
30
2007 á 2009
Michael Silva
469
41
82
81
2007 á 2011
Miramon Filho
29
1
11
7
2004
Murilo Barros
67
x

24
2007 / 2008
Murilo Damasceno
12
x
4
13
2007
Murilo Minasi
128
13

24
2007 / 2008
Murilo Queiroz
75
1
28
29
2007 / 2008
Nathan Gomes
239
X
40
34
2009 / 2010
Pablo Silva
349
12
x
31
2007 / 2008
Pedro Alves
179
20
9
19
2003 / 2004
Pedro Augusto
120
4
31
42
2008 á 2011
Pedro Carmo
79
12
x
19
2007 / 2008
Pedro Nascimento
164
12
60
22
2002 / 2003
Pedro Victor Nascimento
156
x
52
35
2010 / 2011
Pedro  Zakynthinos
2
x
x
1
2008
Paulo Aguiar
45
1
8
4
2010
Paulo Batista
175
16
x
17
2008 / 2009
Paulo Petrochinski
103
x
67
25
2002 / 2003
Phelippe Pacheco
24
4
5
5
2007
Rafael Jardim
11
1
2
3
2004
Rafael Damasceno
178
3
36
50
2010 / 2011
Raphael Augusto
212
X
68
34
2010 / 2011
Renato Castro
x
x
2
3
2004
Renato Vilarinho
98
2
33
20
2003 / 2004
Rodolfo Vidalete
245
4
38
42
2008 á 2011
Rodolpho Lucrecio
27
x
13
10
2007
Rodrigo Nascimento
40
x
17
13
2007
Rodrigo Vilela
22
x
11
5
2007
Ronaldo Júnior
11
x
10
3
2004
Shallon Soares
6
x
21
15
2009 / 2010
Thiago Matias
85
x
10
20
2010-11
Vagner Costa
657
44
66
55
2010 / 2011
Victor Moreno
215
x
65
47
2010 / 2011
Victor Garcia
335
2
76
40
2010 / 2011
Victor Phillip
19
x
19
11
2004
Zeno Neto
4
1
5
17
2010