Ano de 2008, com alguns atletas revelados em nossas escolinhas no ano anterior, realizamos uma peneira logo no início do ano, onde conseguimos detectar alguns valores para nosso clube e que hoje fazem parte da história do Basquetebol no Goiás Esporte Clube.
Peneira Sub 15 e Sub 17 - Masculino |
Após as peneira começamos os treinamentos voltados para a Copa SESC em visto que a FGB ainda estava em litígio e não tínhamos perspectiva de nada, então que surge uma reunião dos clubes que participaram da primeira edição da Liga Goiana de Basquetebol que foi realizada no Núcleo Esportivo da Universo.
E decidiu-se que seria realizada a Segunda Edição da Liga e o nome da Competição seria Copa "Buiu" em Homenagem á Claudinei Ernesto , atleta que teve destaque em nosso Basquetebol, vindo de Franca SP e que fixou moradia em nossa cidade Goiânia GO, com passagens pelos clubes: Vila Nova EC, Universo/Ajax e UEG.
Fomos Colegas de Time nas equipes: Vila Nova EC e UEG |
As categorias de base seriam as mesmas do ano anterior com as novidades que seriam acrescentados o Adulto Masculino, Sub 15 Feminino e Sub 17 Feminino, definido isto voltei o foco da Preparação para a Copa SESC onde estramos com as equipes Sub 15 Feminino, Infanto e Juvenil Masculino.Pelo curto espaço de tempo entre a peneira e a Copa SESC obtivemos um resultado satisfatório; Ficamos em quarto no juvenil, terceiro no infanto no masculino e fomos campeões no feminino.
O Feminino foi um trabalho iniciado efetivamente em 2008, sendo todas meninas das escolinhas do Goias EC e a grande maioria abaixo do limite da idade, começando assim um novo trabalho sério, comprometido e responsável com o Basquetebol Feminino sempre tão carente.
Realizamos alguns amistosos para fechar o primeiro semestre do ano e realizei ainda o 1º Desafio de Habilidades para as equipes masculinas como fechamento do semestre.
Iniciei o segundo semestre com uma clínica com Pedro dos Santos, um ex-colega de time da época do Jóquei Clube de Goias e União/Parmalat, onde ele contou sua trajetória no Basquetebol, saindo de Goiânia, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e chegando ao Basquetebol Universitário Americano, sendo considerado o calouro de sua conferencia e recordista de tocos de todos os tempos de sua universidade.
Pedro (54) em ação pela Baker University |
Poucos dias após a clinica realizamos uma seria de amistosos como preparação para a LGB, eu ressalto o amistoso que enfrentamos a equipe Lance Livre de Brasília DF, partida esta realizada no Clube de Engenharia de elevado nível técnico, foi uma excelente partida preparativa para nossa competição alvo, a Copa Buiu.
A Abertura da Liga Goiana de Basquetebol, foi no Ginásio do Goias EC com desfiles de todas equipes inscritas e até discurso do então presidente do Goias EC Pedro Goulart, fui uma das poucas vezes em que ví tantas pessoas reunidas para celebrar o Basquetebol em nosso estado.
Com partidas realizadas nos Ginásios: Rio Vermelho, Sociedade Esportiva Ajax, Colégio São Francisco Anápolis, Colégio Prevest, Nucleo Esportivo da Universo e Goias EC, movimentando bastante todos envolvidos dirtea ou indiretamente; fizemos uma boa competição no Infanto Masculino ficando em Segundo Lugar, o Juvenil Masculino ficou em quarto lugar e o Feminino apesar de ter iniciado o trabalho neste ano conseguimos ótimos resultados, ficamos em segundo lugar na sub 17 mesmo com nenhuma jogadora com mais de quinze anos e no Sub 15 nos consagramos Campeões, desbancando a franca favorita Universo que na fase de classificação havia nos vencido por mais de vinte pontos de diferença, marcando ali uma nova geração do Basquetebol Feminino que surgia
Para fechar o ano realizei um festival de basquetebol envolvendo todos os praticantes da modalidade do Goias EC, com maratonas, torneio interno, torneio de duplas ... englobando aproximadamente de 90 alunos e atletas do clube.
Foi um ano muito bom, pois a modalidade Basquetebol se mostrou ser um ponto forte para o clube onde as escolinhas estavam tendo uma grande procura e as equipes estavam começando a mostrar que seriam competitivas e que novos valores estavam sendo formados, a confirmação disto foi o primeiro atleta do Goias EC, Leandro Ladeia, a se transferir para o SESC Guarulhos em São Paulo fincando por lá até o ano de 2011.
Leandro Ladeia |