quarta-feira, 6 de junho de 2012

Coach: Compreensão - Objetivos - Afeição - Carater - Humor

Tudo começa nas Categoria de Base: Seja RESPONSÁVEL
C - Compreensão
O - Objetivos
A - Afeição
C - Caráter
H - Humor



Compreensão: 
Requer compreensão das regras, técnicas e táticas do basquetebol, é de suma importância que você entenda os elementos básicos do basquetebol! Para aumentar sua compreensão do basquetebol considere realizar algumas atividades como:

  • A possibilidade de ler livros sobre basquetebol
  • Frequentar aulas de basquetebol
  • Falar co outros técnicos mas experientes
  • Observar treinos de basquetebol nos clubes de sua cidade em diferentes categorias
  • Assistir jogo pela TV, Internet


Além do conhecimento sobre basquetebol, você deve implementar meios apropriados de treinamento e segurança de modo que seus jogadores possam participar com pequenos risco de lesões, pois de uma forma ou de outra  as lesões esportivas podem ocorrer, veja neste link algumas delas e como prevenir, e frequentemente você será a primeira pessoa a responder pelas lesões de seus jogadores, portanto esteja certo de que você sabe os primeiros socorros de emergência.

Objetivo
Tem referencia com suas perspectiva e metas, o que você está buscando como técnico. Os objetivos mais comuns de um técnico são: Se divertir, ajudar os jogadores a desenvolver suas habilidades físicas ,mentais e sócias e vencer. Para se trabalhar com eficiência em uma modalidade esportiva você deve ter em ordem suas prioridades, em qual ordem você classifica a importância da diversão, do desenvolvimento e das vitórias?


  • Determine as suas prioridades para a sua temporada
  • Prepare-se para situações que desafiarão as suas prioridades
  • Selecione objetivos, para si mesmo e seus jogadores, que estejam de acordo com as prioridades e sua realidade
  • Planeje como voce e seus jogadores podem atingir melhor tais objetivos
  • Reveja os seus objetivos frequentemente para estar certo de que voce sem mantèm no caminho


É particularmente importante para os técnicos permitir que todos os seus jovens atletas participem, menino ou menina, baixo ou alto, normal ou deficiente, deve ter uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e se divertir.

Apenas um lembrete: Atletas Primeiro Vitória em Segundo.

Afeição:
Isso envolve gostar de crianças, de jovens, desejar dividir com elas seu amor e conhecimento de basquetebol, além de paciência e compreensão que permitem a cada indivíduo que joga para você crescer com seus envolvimento no esporte, ter um preocupação séria e sincera com que trabalha com você.
Técnicos de sucesso tem uma real preocupação com a saúde e o bem-estar de seus jogadores. Eles cuidam para que cada atleta de seu time tenha uma experiência agradável e de sucesso, reconhecem ainda que há grandes similiaridades entre as experiências no esporte e outras atividades em suas vidas e encorajam seus jogadores a se esforçarem para aprender com essas experiências, a fim de tornarem-se indivíduos bem resolvidos.
E tem paciência para trabalhar com aqueles que são mais lentos para aprender ou menos capazes de realizar uma determinada atividade.

  • Trate cada jogador como indivíduo
  • Controle suas emoções
  • Mantenha um tom confiante e positivo em todas as suas comunicações
  • Faça com que seus jogadores tentem aprender técnicas novas e difíceis


Caráter:
É uma palavra que adultos usam frequentemente em suas conversas sobre experiências esportivas e sobre jovens.
Jovens aprendem ouvindo o que os adultos dizem, no entanto eles aprendem ainda mais observando o comportamento de certos indivíduos importantes. Como técnico, você provavelmente é uma figura importante e significativa na vida de seus jogadores. Será que VOCÊ é um bom Exemplo?
Ter bom caráter significa adotar comportamentos apropriados no esporte e na vida. E isso quer dizer muito mais do que falar as coisas certas. O que você diz e o que você faz devem ser a MESMA coisa, não há espaço para "Faça o que digo, mas não o que eu faço!"

Considere os seguintes passos para ser um bom modelo:

  • Reflita sobre seus pontos fortes e fracos
  • Trabalhe seus pontos fortes
  • Trace objetivos para melhorar coisas que não gostaria de ver imitadas
  • Se você falhou, peça desculpas (realmente SINCERAS) a seu time e a si mesmo.


Humor:
O humor é uma ferramenta geralmente esquecida pelos técnicos. Significa ter a capacidade de rir de si mesmo e com os seus jogadores durante os jogos e treinos, não se aborreça com cada erro, nem responda negativamente aos jogadores que tiverem errado. Permita q eles e a si próprio aproveitar os bons momentos em vez de pensar no maus.

  • Mantenha todos jogadores envolvidos
  • Treinos Divertidos
  • Sorria


Ps: Seu técnico ou professor possui algumas destas características e você que trabalha ou pretende trabalhar com equipes as possui?

Observe sua Realidade: Só existe um Michael Jordan e um Phil Jackson

American Sport Education Program - ASEP

Um comentário:

  1. Meu amigo Santiago Santana Reis, você é mesmo 1000%, Amigo é este que divide e compartilha visões diferentes de ser, agir, amar, pensar e apesar de todas as diferenças adotam um ponto em comum: a humildade e a simplicidade que no final de tudo nos permitem crer que as diferenças são o "tudo" de melhor que podemos ter, pois é através delas que o ser percebe quão lindo é o sentido da vida... aquele resumido no encontro de pessoas que têm muito a aprender uma com a outra sobre o verdadeiro valor da vida e da simples virtude e mágica guardada em um sorriso...Um grande abraço a todos e aprendam com meu amigo. Valeu

    ResponderExcluir