Goias EC - Feminino 2012 |
Algumas jogadoras na categoria adulto, que eu já haviam trabalhado comigo antes, demonstraram interesse em tentar retornar ao esporte com uma certa seriedade, pois todos nós somos muito cientes que em Goiás ninguém vive de jogar Basquetebol, alguns até possuem míseros privilégios, mas nada além disso!
Nesse processo eu não tinha um equipe de Base completa e muito menos uma equipe adulta, depois de uma conversa com os dois grupos resolvemos unir as forças e assim comecei os trabalhos com o Feminino 2012, sem saber ao certo o que estava em minhas mãos!
Campeão Torneio de Clubes Italva RJ |
A LGB foi uma ótima iniciativa, única competição feminina no primeiro semestre, pois conseguimos manter a equipe treinando e jogando, mesmo que a competição pode contar apenas com três equipes.
Apesar do grupo estar recheado de atletas das categorias de base, conseguimos um ótimo resultado, a mescla estava surtindo efeito, todas eram participativas e produtivas, ficamos em segundo onde conseguimos levar a final ao terceiro jogo (serie melhor de três e ainda perdemos por dois pontos nos segundos finais, extremamente positivo pelas outras equipes serem adultas.
Em Italva - RJ, tivemos contato com outra realidade, em alguns aspectos não tão diferentes da nossa realidade! (Basquete Feminino segundo plano) Conseguimos o título de forma inédita e de certa forma inesperada, fomos muito elogiados na competição e recebemos inúmeros convites para outros torneios, intercâmbios e as atletas levantaram interesse de outros clubes! A partir desta competição surgiram convites para atuarmos até fora do Brasil, literalmente abrimos muitas portas!
2º Lugar - LGB |
Iniciando o segundo semestre, tentamos voltar nossas atenções para o Campeonato Estadual e Jogos Abertos, fomos informados que no Adulto teríamos apenas três equipes, as mesmas da LGB e nas categorias de base apenas duas na categoria Sub 18. Chama a tenção o tamanho da FRAGILIDADE do basquetebol feminino em Goiás, onde deveria ser o Campeonato mais importante mostrasse a escassez extrema de equipes. E com isso eu pergunto se isso motiva ou desmotiva a todos envolvidos de alguma maneira nessa vertente!
A respeito dos Jogos Abertos de Goiás, em virtude da data, não reunimos condições de participar, não tínhamos nem o número mínimo de atletas (Contusões das atletas de base, Provas Finais, Vestibular e as Adultas compromissos profissionais) e como não participei pouco ou nada tenho a comentar sobre, pois seria muita pretensão minha falar a de algo que não participei ou vivenciei!
Uma saída que encontrei para tentar contornar essa situação de pouquíssimos jogos é estabelecer intercâmbios com outros centros, ficar de braços cruzados, reclamando e ficar pelos cantos resmungando é muito fácil!, exemplo disto foi a iniciativa da Copa Goias Brasília (mais informações no Link), algo que tem muito a crescer para 2013!
Eu tento fazer alguma coisa, dar minha parcela de contribuição, mas parece que isso incomoda muita gente, principalmente os que preferem ficar sempre no discurso feito!
Agora resta esperar as próximas semanas (recuperação das atletas contundidas para os últimos jogos do Sub 18 e concluir os jogos do adulto) para tentar fechar o ano e colocar tudo na balança e ponderar a respeito ...
Goias EC e UniCEUB - Tentando contribuir com o Basquete Feminino |
Nenhum comentário:
Postar um comentário