Excitante, urbano e inovador, o 3x3 se inspirou em diversas formas de basquete de rua praticadas em todo mundo e é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo consiste em dois times de quatro jogadores (3 titulares e 1 reserva), frente a frente, em meia quadra.
As regras são feitas para tornar o jogo mais rápido e empolgante. A atmosfera com muita música e cultura urbana ajuda a atrair o público jovem.
O Basquete 3x3 está se tornando uma peça-chave para o desenvolvimento do basquete em geral. Uma das principais forças do 3x3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens de pano de fundo. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa.
A estreia do 3x3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012 foi lançado o FIBA 3x3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro.
Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020.
O 3x3 é a oportunidade para novos jogadores, organizadores e países levarem o basquete das ruas para o “Palco Mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário