segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Entrevista com Rafael Cardoso Damasceno

Rafael Cardoso Damasceno, o atleta que mais defendeu o Goias EC, com um total de 91 partidas e ainda contando, passagem pelas Seleções Goianas Sub 15 e Sub 17, compartilha um pouco de sua maneira de entender o Basquetebol em especial o Basquetebol Goiano. 


Dentro destas 91 partidas disputadas pelo Goias EC, seria possível você escolher a sua partida inesquecível?
Rafael Damasceno: De todas as partidas disputadas pelo Goias E.C. a que eu posso dizer que foi inesquecível foi uma partida contra o ex-time  da AABB, em que nossa conseguiu reverter uma desvantagem superior a 20 pontos nos dois últimos períodos e sair com a vitória de 1 ponto. 


Qual foi a competição mais importante que voce participou?
Campeonato Brasileiro de Seleções de Base (sub 15 e sub 17) organizado pela Confederação Brasileira de Basketball - CBB.
Nos anos que voce esteve a serviço das Seleçoes Goianas, em sua opinião, qual foi o melhor grupo que voce fez parte?
Dos grupos de Seleções Goianas dos quais fiz parte , aquele que mais me marcou foi a seleção sub15 de 2011 , que , apesar de não termos conquistado o título , eramos um time muito unido , bem  preparado e tínhamos treinado juntos por várias semanas, o que nos deixou além de tudo muito amigos. 


Voce tem algum idolo? (No basquete ou não)
Meu , e também aquele que me inspirei quando comecei a jogar , é o jogador amaricano Kobe Bryant , não só por ser um grande jogador , mas também pela disposição e comprometimento que o mesmo tem com o esporte. 


Quem foi o seu maior incentivador dentro do Basquete?
Eu não tive um grande incentivador para começar a jogar basquete , mas no momento em que me inseri no esporte meus pais foram uma peça importante para que eu continuasse a jogar. Além disso, eu sempre gostei de participar de competições e viagens pelos meus times em que joguei.


Como voce avalia o Basquete Goiano?
O basketball goiano (de maneira geral) é um basquete de muito potencial, com muitos jogadores de boa qualidade, mas que não é muito aproveitado, principalmente devido ao campeonato estadual ser de pequena duração e não apresentar um grande número de inscritos. No Goiás E.C. eu vejo um quadro parecido, em se tem bons e determinados atletas, mas que podem melhorar ainda mais seus fundamentos se tivessem uma maior quantidade de treinos por semana e participassem de um maior número de campeonatos de alto nível, especialmente as categorias de esportistas mais novos.  


Como é o Rafael dentro e fora das quadras?
Dentro de quadra me vejo como alguém que sempre está se comunicando e cobrando o máximo de meus companheiros e de si mesmo, tentando sempre orientar os parceiros e também buscar orientação para aperfeiçoar o jogo do time como um todo. Já o Rafael fora das quadras é um cara tímido, que também se exige ao máximo , mas que não vê a hora de entrar em quadra novamente.


O que o Basquete significa para voce?
O pratica de basquete é me ensinou a ter total comprometimento com aquilo que eu faço, independentemente do que seja, além disso foi a maneira mais fácil que encontrei de fazer novas amizades. Portanto o significado de basquete na minha foi além de um simples jogo, sua prática me proporcionou um amadurecimento quanto às minhas responsabilidades e quanto às minhas relações pessoais.  


Uma mensagem para quem esta ingressando no Basquete
Aproveite todos os momentos que você viver com o esporte, pois, mesmo sendo na derrota ou na vitória, são únicos e passarão num piscar de olhos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário