quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Por que ensinar Basquetebol?


A tarefa de ensinar basquetebol, seja na escola, ou no projeto de esporte educacional, perpassa, em um primeiro momento, pela definição de quais serão os objetivos a serem perseguidos no ensino dessa modalidade. Para responder a essa demanda, os professores devem refletir sobre a seguinte questão: por que ensinar basquetebol? Ou seja, quais motivos nos levam a ensinar esse esporte aos alunos.
A impressão que se tem é de que a resposta é um tanto obvia, ou seja, não se trata de algo relevante, ensinar basquetebol é importante e pronto.
O desejo e a motivação dos alunos de graduação estão mais conhecer um repertório básico de exercícios, tarefas e jogos educativos, do que propriamente em compreender os princípios que embasam a escolha, seleção ou elaboração dessas atividades. Há pouca preocupação com discussões de base que justificariam a escolha de algumas atividades em detrimento de outras.
Adquirir repertorio básico de atividade sobre o basquetebol é conhecimento bastante relevante ao cotidiano de planejamento das aulas, mas que deve ser vinculado ás convicções do professor, suas concepções de ensino aprendizagem desse esporte, as aspectos que garantem sentido e significado ás suas escolhas.
Antes de iniciar o trabalho efetivo, o professor ou futuro professor deve refletir sobre os objetivos de ensino do basquetebol na escola ou no projeto de esporte educacional.
É frequente o discurso genérico de que com o basquetebol o aluno aprende a conviver com a vitoria\derrota, a ser perseverante, a se respeitar regras, a ser competitivo e o mais importante, que o alono transfere essas aprendizagens para a vida cotidiana.
Outra justificativa  evidente é que, como amantes desse esporte, obtemos tanto prazer em sua vivencia e em sua apreciação que gostaríamos de transmitir essas sensações aos nossos alunos.
No Basquetebol  podemos encontrar duas possibilidades:
O jogador profissional utiliza o esporte como meio de obter recursos para a sua vida, treinar e jogar é seu trabalho e assim, sua vivencia com o basquetebol tem a maioria das vezes um sentido utilitário.
No que diz respeito ao caráter lúdico, podemos citar o basquetebol de rua, já que as regras são adaptadas para satisfazer as necessidades dos participantes em relação ao espaço, ao numero de jogadores, ás possibilidades de movimentos e jogadas.
Com caráter utilitário e\ou lúdico, as praticas relativas ao basquetebol são produções culturais construídas em contextos específicos, elaboradas por sujeitos e grupos situados histórica e socialmente.
O Basquetebol é um patrimônio cultural da humanidade, ou seja, há nessa manifestação reconhecido valor social, trata-se de praticas que merecem ser preservadas e transmitida ás novas gerações. Além de transmiti-lo sera fundamental transforma-lo. Os alunos devem ser reconhecidos como sujeitos da historia e não como mero reprodutores de cultura.
Quanto ás finalidades para o ensino do esporte, é possível elencar os objetivos relacionados com a saúde, o lazer, a apreciação critica, as performances atlética e estética.
No caso do basquetebol é necessário conhecer suas regras, suas transformações ao longo do tempo, as influencias do basquetebol norte americano, o espaço reservado as mulheres, entre outros temas que auxiliam o entendimento da complexidade desse esporte.
Por tanto, por quê ensinar basquetebol?
Os objetivos para o ensino do basquetebol, diríamos que esse esporte é um patrimônio cultural da humanidade que merece ser preservado, transmitido e transformado pelas novas gerações e que finalidades de seu ensino perpassam a promoção da saúde, a vivencia do lazer, da apreciação critica, a performance atlética e o bem estar estético.

Fragmentos do texto de: Heitor de Andrade Rodrigues & Suraya Cristina Darido



Um comentário:

  1. Palavras sábias...
    No final das contas, o basket acaba suprindo uma grande necessidade de expressão que vai de dentro pra fora.

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