quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lesões e sua Prevenção no Basquetebol














As principais lesões são:


  • Entorses de tornozelo
  • Luxações e subluxações de dedos das mãos
  • Lesões musculares, principalmente dos membros inferiores


Os armadores apresentam maior número de lesões musculares, enquanto entre alas e pivos predominam as entorses de tornozelo.
A Dinâmica do basquetebol exige grande quantidade de movimentos de precisão executados em velocidade, freadas bruscas constantes e mudanças de direção, além de um número muito elevado de saltos (rebotes, arremessos, tocos). Essa dinâmica de jogo exige um preparo adequado para suportar a carga de treinamento e de competição e também para prevenir lesões.
Esse treinamento deve ser bem elaborado, integrado de forma adequada a preparação física, a técnica e o desenvolvimento tático, deve apresentar os cuidados necessários ao bom rendimento do atleta. Não respeitar os conceito básicos do treinamento esportivo e a condição individual, proporcionando os intervalos necessários para a recuperação das fontes energéticas, pode levar a fadiga muscular que acarretará queda de rendimento e até lesões.
Para se amenizar os problemas das lesões é interessante que exista um programa de prevenção bem elaborado. Atualmente em centros desenvolvidos a função do fisioterapeuta desportivo tem deixado de ser apenas no campo curativo e encontra-se também focado no campo preventivo (Fisioterapia Preventiva) uma das principais formas de se prevenir lesões é o trabalho proprioceptivo.

Propriocepção como meio de prevenir lesões



Propriocepção é um expressão que se traduz como sensibilidade dos receptores, fusos musculares, tendões, ligamentos, articulações, cápsulas, para discriminar a posição e os movimentos articulares, além da direção, amplitude, velocidade e tensão relativa sobre os tendões.
O trabalho proprioceptivo visa a recuperação da sensação de equilíbrio e estabilidade, pois o equilíbrio exerce função de estabilidade postural, os estímulos devem ser direcionados a região onde está ligada aos músculos que se deseja estimular.
A perda ou diminuição da propriocepção causa a instabilidade das articulações e interfere na recepção do informação exata de quando relaxar ou contrair os músculos, criando mais oportunidade para que se ocorra uma lesão.
Existem dois tipos de propriocepção: Estática e Dinâmica. A primeira é a percepção consciente da orientação das diversas partes do corpo entre si, a segunda é o sentido da velocidade do movimento, sendo também chamada de cinestesia.
A propriocepção pode ainda ser consciente e inconsciente. A Consciente é a informação que chega ao córtex cerebral e que permite saber como está o segmento corporal no espaço. A propriocepção inconsciente é aquela do arco reflexo, imperceptível e que tem seus trajetos corticais específicos, sendo realizado pelo fuso muscular (contração muscular).
O trabalho proprioceptivo pode ser feito através de exercícios de preopreiceptção geral ou específica, a correção do gesto esportivo. è muito importante frisar que o treinamento dos gestos esportivos é de fundamental importância na preveção das lesões e de ser aplicado desde a fase de iniciação, sem ser esquecido no treinamento do atleta de alto nível.

Um bom programa de prevenção deve ter:

  • Alongamentos antes como forma de aquecimento e preparação da musculatura envolvida e ao final de relaxamento físico
  • Um trabalho de fortalecimento muscular bem elaborado adequando as cargas individuais e coletivas,  ao calendário de jogos; Evitando que o atleta apresente sobrecarga física
  • Um bom trabalho proprioceptivo funcional associado aos gestos da modalidade


A execução errada do gesto esportivo causa frequente lesões, nesses casos utilizando os exercícios proprioceptivos associados a exercícios de fundamentos específicos, em nosso caso o basquetebol, nas se esquecendo que a qualidade dos locais de treinamento como quadras adequadas, apresentem solo om o máximo de absorção de impacto possível.
O trabalho de prevenção pode ser associado com o treinamento físico, podendo até mesmo ser utilizado como aquecimento para o restante do treino, atividade esta que pode ser realizada em quadra com o uso ou não de aparelhos.

Andrea Formigoni

Abaixo um video onde se usa o aparelho Balancin ao mesmo tempo em que se trabalha o drible com apenas uma bola de basquete.


Obs: Agora meus atletas entendem para que servem os "pulinhos" e as "caminhadas engraçadas"? E a razão pela qual vocês praticamente não se machucam? (Fora os acidentes é claro!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário