quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ano de 2009 - Superando Adversidades Cada Coisa ......

2009 - Com bons resultados obtidos no ano anterior a coordenação do departamento de esportes olímpicos começou a olhar definitivamente a modalidade Basquetebol com bons olhos, e ao mesmo tempo que isso acontecia fui promovido a coordenador dos esportes de quadra, aumentando minha responsabilidade dentro do clube e como de costume realizamos a peneira para encontrar novos talentos para nosso grupo de trabalho: Realizamos um Peneira no Masculino e no Feminino, que foi bastante proveitosa.
Peneira Feminina

Peneira Infanto

Peneira Juvenil
Como não se tinha notícias de alguma definição sobre a FGB, a direção do departamento de esportes olímpicos decidiu que realizaríamos uma competição na modalidade basquetebol e ficou sobre minha responsabilidade coordenar, executar e participar da mesma, fui uma grande desafio! Me cerquei de pessoas honestas e responsáveis que me ajudaram a desenvolver toda a competição: Diogo Leônidas Coordenador de Arbitragem e Jorge Henrique Michalski Apoio Geral, foram dois meses de competição, 14 agremiações participantes, vindas de Mato Grosso, Distrito Federal e demias cidades do estado de Goias, 34 equipes e 476 atletas, oferecemos apenas categorias de base, as categorias adulto ficaram com a 2ª Copa Flavios e algumas categorias de base, esse foi o acordo, oferecemos as seguintes categorias: Masculino - Mirim e Juvenil, Feminino - Mirim, Infantil e Juvenil além do Mini Misto.

Abertura Ginásio Goias EC












Além de premiar as equipes, premiamos também os cestinhas de cada categoria, os resultados:

Mini: 1º Clube Engenharia 2º Ajáx 3º CPMG AS
Cestinha: Augusto Olivieiri - Clube Engenharia

Mirim Masculino: 1º AGEL 2º ABA-Anápolis 3º Clube Engenhara
Cestinha: Luis Fernando - AGEL

Juvenil Masculino: 1º Lance Livre DF 2º Ajáx 3º AABB
Cestinha: Ricardo Oliveira - AGEL

Mirim Feminino: 1º CPMG AS 2º Barra do Garças MT 3º Colégio Buriti
Cestinha: Larissa Pires - CPMG AS

Infantil Feminino: 1º Barra do Garças MT 2º Goias EC 3º CPMG AS
Cestinha: Gláucia Martins Barra do Garças MT

Juvenil Feminino: 1º Barra do Garças 2º Universo/Jaó e ABA-Anápolis
Cestinha: Larissa Costa - Universo/Jaó


Paralelamente além de coordenar, executar e participar da Copa Goias EC de Basquetebol estava participando da 2ª Copa Flavios de Basquetebol com as categorias: Infantil Masculino e Infanto Feminino e estava dando suporte a uma equipe que mais tarde se tornou um projeto paralelo no adulto feminino, seria o "Pre-Projeto" das Ladies Basketball Clube, que nessa competição se auto denominou Clube do Basquete.


Enquanto Goiás EC, o masculino não se classificou estávamos usando a competição para testar os garotos aprovados na peneira e nos preparando para o segundo semestre, o Infanto Feminino se saiu muito bem, deixaram de ser apenas promessas e se tornaram realidade, fomos Campeões Invictos da competição e ainda tivemos a cestinha geral da categoria: Adria Jocelen, no Adulto Feminino também, grande mérito do poder de superação deste grupo, pois a grande maioria não jogava desde 2005.

As equipes CAMPEAS da Copa Flavios 2009















Com este grupo na categoria adulto participamos ainda da Copa SESC onde aconteceu um episódio que eu pensei que jamais presenciaria em uma competição que não tinha premiação em dinheiro ou que servisse de acesso para uma outra competição maior ou coisa parecida, mas como o ser humano é capaz de realizar cada atitude ...mas quem esteve envolvido vai se lembrar e se indignar mais uma vez!
Quem dirigia uma determinada equipe, em uma competição que não significava NADA, não tinha premiação em dinheiro, não daca acesso a uma outra competição maior ou coisa parecida, mandou uma entregar o jogo para a outra (a mais forte para a mais fraca) para prejudicar uma terceira, no caso esse grupo que eu vinha ajudando que agora se chamava oficialmente Ladies Basketball Clube, todas essas e outras atitudes posteriormente foram confirmadas pelas próprias atletas que fizeram parte e que ainda tiveram a orientação para dizerem doentes ou machucadas durante o episódio, mas enfim fizeram o uso desde mecanismo e conseguiram seu objetivo, tirar as Ladies do caminho...
Dando sequência no semestre ainda existiu a 1ª Copa SEMEL de Basquete Feminino apenas na categoria adulto, que a princípio seria uma quadrangular, mas o time fantasma da AGEL não compareceu e acabou se tornando um triangular com o seguinte resultado:
1º Vizinhança DF 2º Ladies BC 3º Divas


Logo apos esse torneio participamos participamos ainda da Micro Regional dos Jogos Abertos de Goias na cidade de Nerópolis e nos classificamos em primeiro vencendo novamente as equipes: Universo que representou Goiânia e Divas que representou Campestre.

Ladies BC x Divas - Cidade de Nerópolis / Abertos 2009
Voltando o segundo semestre logo estávamos em atividade, o Clube Engenharia juntamente com a Liga, organizaram a Copa Nestle de Basquete na categoria Mirim Masculino e Feminino, no Masculino utilizamos esse competição como preparação para o estadual, pois a FGB finalmente retomava suas atividades, outro fato interessante que aconteceu nesse processo foi que os clubes que mais incentivavam a Liga e questionavam avidamente as ações da FGB, foram os primeiros a deixara a Liga e a bombardear a Liga de todas maneiras ... sobre isso cada um tire suas conclusões.
Este ano não fiz parte de nenhuma comissão das Seleções Estaduais, dessa maneira não comentarei nada a respeito das mesmas.
Com o adulto feminino fomos para itumbiara participar da ultima fase que antecipava a finla que seria realizada em Goiânia, onde mais um vez ficamos em primeiro, vencendo mais uma vez Universo que representava Goiania, Praia Clube de MG que representou Itumbiara e Divas que representou Campestre.


Nesse meio tempo realizei a segunda clínica de basquetebol, com o Convidado Bruno Savignani ou simplesmente "Bruninho" como nós os chamávamos na época de Jóquei Clube de Goiás, fomos colegas de time nas categorias de base até ele se transferir para São Paulo e de lá de Transferir para Europa onde teve passagens pela Itália e França.

Bruno Savignani (5) em Ação pelo Saint-Brieuc França










Bruno contou sua trajetória, falou da importância de se treinar sério, dos estudos e disciplina além de de demonstrar alguns fundamentos para os presentes.



Com relação á LGB, no masculino acabamos em quarto lugar em virtude de vários desencontros e no feminino ficamos em segundo, encerrando as competições de base no naipe feminino em Goiás.


No estadual, organizado e executado pela Federação Goiana de Basquetebol, entramos com as categorias: Mirim, Infantil e Juvenil Masculino e realizamos uma parceria para o estadual com a equipe Ladies Basketball Clube.
Fizemos um campeonato estadual muito satisfatório, no Mirim Fomos Campeões Invictos batendo o Clube de Engenharia nos Playoffs por dois a zero, no Infantil e Juvenil ficamos em terceiro lugar, mesmo com o nosso grupo sendo considerado de certa forma limitado fisicamente, conseguimos bater equipes consideradas superiores e no Adulto Feminino nos consagramos Campeões Estaduais enfrentando mas um vez na Final a Universo/Jaó.
Campeão Adulto - 2009



3º Lugar Juvenil - 2009

3º Lugar Infantil - 2009

Campeão Mirim - 2009

Com o término do estadual, participamos da LGB na categoria Sub 17 Masculina, como encerramento do ano para as equipes do Goias EC, nos sagramos campeões da categoria, no feminino ainda restava os Jogos Abertos, mas com os horários malucos em que a organização colocou os jogos, pudemos contar com todas jogadoras apenas em uma partida da fase classificatória na qual vencemos facilmente, na outra partida que foi marcado no mesmo dia não pudemos ter todo o grupo pois nossas atletas estavam trabalhando (aqui no estado de Goias infelizmente não temos equipes profissionais), tentamos mas não conseguimos.


Considero que 2009 foi um ano que representou muito para o Basquetebol Goianos e no Clube Goias EC, pois tivemos grandes competições durante todo o ano, não deixando assim os atletas ou agremiações de dispersarem e perderem o interesse pela modalidade, foi um ano que movimentamos e motivamos muito nossa modalidade, além de nossa Federação ter voltado efetivamente suas atividades.
Logo abaixo deixo dois videos que resume um pouco o ano de 2009 para as equipes que estive a frente neste ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário