terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrevista Letícia Oliveira Alves - Ex Jóquei Clube de Goiás, Clube Jaó e Seleções Goiana

Letícia Oliveira Alves, foi uma atleta que trabalhou comigo de 2001 á 2005, em seu currículo estão: Jóquei Clube de Goiás, Jaó/Col Classe, Seleções Goianas, Participação no Mundial Escolar de 2003 entre outras competições, totalizando cerca de 74 partidas. Se mostrando uma pessoa seria, divertida, dedicada, interessada, muito perseverante e sempre disposta a aprender, compartilha nesta entrevista algumas de suas experiências no basquetebol.


1) De que maneira o Basquetebol entrou em sua vida? Como você teve contato com essa modalidade?

"As vezes quando eu digo que meu irmão mais velho é o meu herói parece exagero, mas uma das grandes coisas que ele fez na minha vida foi ter me apresentado o basquetebol. Foi na FAMA – Fraternidade e Assistência a Menores Aprendizes onde eu comecei a conhecer o basquete. O treinador era o Jóia. Depois fui para o Rio Vermelho treinar com a Wagnér e foi onde conheci garotas que jogavam basquete. Treinei com o Cintra e o Ricardo na Católica. E no Jóquei, com o técnico Fernando, foi muito legal ele ter me aceitado como jogadora mulher num meio que só haviam garotos.  Até enfim o Marcelo começar com o time feminino no Jóquei e logo o Santiago entrou e fez com que todas nós nos sentíssemos em casa."


Jóquei Clube de Goiás 2002 - 2003

2) Quem ou o que te influenciou e incentivou a jogar Basquetebol?

"A grande influência foi o Fabrício (Irmão). O que me incentivou foi a alegria que eu sentia em aprender e praticar o basquete."

3) Atualmente você olhando para traz, o que o basquetebol representa ou representou para você? Qual a importância que ele teve em sua vida?

"Quando olho o passado, me passa um filme, acho que lembro de tudo que se passou. E isso representa amizades, não penso nas vitórias nem nas derrotas. Penso simplesmente nos times, no que eu aprendi com a união. É simplesmente aceitar as diferenças e prosseguir. Penso muito nas palavras que foram ditas, nos sorrisos, nos choros. Então o basquete foi importante porque me ensinou o que é espírito de equipe, que precisamos fazer o que está em nosso alcance em prol de um todo, que é ajudando ao próximo que fazemos mais por nós mesmos."

Seleção Goiana Infanto 2003 - Palmas TO
4) Qual foi o melhor ano e/ou grupo que você fez parte nos anos em que esteve em atividade aqui em Goiânia?

"O melhor ano foi o início do time no Jóquei com o Santiago como técnico, lembro dos treinos com anotações dos desempenhos, dos amistosos da Átrio, não sei diferenciar um ano do outro, para mim foi uma época só, onde jogamos basquetebol, fizemos academia, hidroginástica, apresentações nos jogos do Universo Ajax, passeios, viajens, brasileiros, goianos, mundial, abertos, jogos da juventude etc etc etc. No Jóquei era tão bom que no final de alguns treinos ainda tinha uma festinha do clube com comida de graça."




5) Você esteve comigo no período de 2001 á 2005, nas equipes em que dirigi, o que você poderia compartilhar deste período?

"Para mim o basquetebol com o Téc. Santiago no Jóquei Clube de Goiás foi onde eu tive todas as condições de ser uma atleta profissional. Primeiro porque o Santiago acreditava no meu potencial e no potencial de todas as garotas, e fez com que todas atingissem um perfil de atleta. Não vi nenhum outro técnico ser assim."




6) Sei que faz tempo, mas você se lembra de alguma partida ou situação em especial que você não se esquece jogando basquete?

"Lembro-me de muitas partidas e muitas situações especiais. Lembro de quando participei dos Jogos da Juventude com o técnico Cintra, eu entrei em quadra uma vez só, só o prazo de eu receber a bola fazer uma finta e bater pra dentro fazendo os dois pontos, eu era a mais nova do time. Lembro-me de um jogo lá no Jóquei, acho que era contra Hidrolândia que se eu fizesse os dois lances livres no final a gente ganhava, e eu fiz (alguém dentro de mim fez, pq eu sozinha teria dado “air ball”). Lembro de um amistoso contra uns garotos em Jataí que eu joguei bem e machuquei e vc pensou q eu ia arrasar no brasileiro e “arrasei” mesmo. (Risos) Lembro de um amistoso contra o masculino da Átrio que eu fiz um monte de 3 e fui cestinha. Lembro de muitas bananadas tbm..rsrs"


Seleção Goiana Juvenil 2004 - Jataí GO
7) Hoje em dia você continua jogando, joga com os amigos? Como esta sua vida atualmente?

"Sempre que vou a Goiânia, fico na ilusão de marcar com as meninas, de vez em quando a gente ia à praça do avião. Eu, Tálita, Leticinha, Dani e Larissa. Aqui em SP, eu já joguei no SESC e com os alunos da pós e da graduação do ITA, mas foram poucas as vezes porque logo aparecia um empecilho e jogar só com homem é meio complicado. Aí fui tentar ensinar uns amigos e amigas, mas acabei torcendo o tornozelo. E sempre quis ir conhecer o seu time no clube Goiás, vc nos convidou, mas tenho medo das meninas me chamarem de vovó.(Risos)"

8) Quais os ensinamentos que o Basquetebol te proporcionou?

"Assim como no basquete, na vida temos que ter atitude para fazer acontecer. Que é possível realizar o que pensamos ser impossível. Que comemos o mesmo bolo seja ele doce ou amargo. Cada um tem a sua importância, a derrota nos mostra o quanto somos iguais."

9) Espaço livre para você deixar algum comentário ou mensagem (se você quiser)

  • Praticar o basquete é essencial para uma vida saudável.
  • Quero deixar um pedido de desculpas para a Hamanda, para a Pollyana, para a Yasmin não, pq na verdade foi o pombo mesmo.
  • Alguém tem aquele filme do trote de quando ficamos hospedadas em um convento?
  • Muito obrigada a todas as pessoas que fizeram parte do basquete.
Campeão Estadual Juvenil 2005

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk...amei essa entrevista!!!E igualmente esta época foi maravilhosa para mim....Realmente no time do Santiago foi o lugar onde nos sentíamos um time de fato.....quanta saudade disso tudo!!!
    O melhor foi o pombo...kkkkkkkkkkkkk, só a Letícia e a Tálita mesmo...Muito Obrigada Tio Santi!!!!!por tudo que nos proporcionou neste período...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a oportunidade de trabalhar com a Letícia e realmente é uma pessoa muito especial tanto como pessoas e como atleta. Aproveito para também dizer o mesmo para todas as outras atletas que estiveram comigo naquele ano de 2001 a jul/2002 momento eu era Preparador Físico ("O Carrasco") e ao mesmo tempo Auxiliar Técnico. Um grande abraço e muito sucesso pessoal e profissional a todos. Dr.Sc. Evandro Vincenzi R. da Silva

      Excluir
  2. é a Larissinha????
    obrigada...
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Evandro, fiquei super feliz ao ver seu comentário, sempre lembramos de vc... Muito sucesso para vc Evandro!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk jogava mtoooooo essa menina,lembro da epoca q ela foi jogar cm a mao queimada um campeonato,e só faltou fazer chover,acabou cm tdas as adversarias... craquuee!!
    Sensacional,cmo pessoa e atleta!Só nao jogou melhor que eu né hauhauah
    Abraçao
    C Henrique

    ResponderExcluir