terça-feira, 4 de setembro de 2012

Entrevista com Yuriana de Melo Cunha


Cestinha Geral - Italva RJ 2012
Yuriana de Melo Cunha, Ala\Pivo atleta goiana que represontou o estado nos campeonato brasileiros de seleções nas categorias de base e no campeonato brasileiro de clubes, LBF compartilha um pouco de sua experiência no basquetebol 

CS Com quantos anos voce começou a jogar Basquetebol e onde?

Y#9 Comecei no basquete aos 9 anos lá no Colégio Ávila. Na época eu jogava volei, mas achava aquele esporte muito parado. Então parei com o volei e iniciei no basquete com o Pedro (filho do professor Felipão). Treinei com o Pedro somente alguns meses, pois o mesmo estava apenas substituindo o pai devido uma licença médica. Com a volta do Felipão, posso dizer que iniciei o meu aprendizado no basquete. Foi com ele que aprendi os movimentos básicos (bater bola, bandeja). E posso afirmar que o Felipão foi a pessoa que ajudou muito neste amor que tenho as basquete.

CS Quais os Clubes que voce ja teve passagem? Qual deles ofereceu melhores condições para você jogar? O que ofereciam aos atletas?

Treinei no Colégio Ávila com o Professor Felipão de 1994 a 2002. Paralelamente treinei com o Dr. Ornides Cintra de 1998 a 2005.
Treinava uma média de 4 horas por dia com o Cintra e depois mais 30 minutos com Felipão. Folgava apenas nos finais de semana, caso não estivéssemos em competição.
Com o Felipão era um ambiente escolar, onde não tinha atletas e sim alunos, quase sempre homens, procurando uma forma de lazer. Já com o Cintra eramos atletas em busca de bons resultados nos campeonatos que participávamos. Treinávamos sem termos necessariamente um clube, eramos apenas "As meninas do Cubano". Somente em 2002 passamos a representar a UCG, instituição que nos deu apoio nos campeonatos regionais de nacionais em que participávamos.
Em 2007 joguei por quase um ano pelo time da Universo. Depois que sai da Universo, voltei a treinar somente agora 2012 na equipe do Goias Esporte Clube com o Santiago.
Representei também a cidade de Araçatuba-SP e Araputanga-MT ambos em um campeonato e a cidade de Rio Verde-GO em vários campeonatos.

Goiás EC - Italva RJ 2012
CS Quais ou qual a competição mais importante que você participou?

Y#9 O termo "Mais importante" é um pouco relativo. A competição mais importante para ser apresentada é o "Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino - 2005" onde somente as melhores equipes estão presentes.
Mas as competições "mais importantes para mim" foram os Campeonatos Brasileiros. Competições em que minha equipe e eu liderada pelo Cintra representávamos o estado. E não eramos apenas uma equipe no campeonato. Eramos a EQUIPE DO ESTADO DE GOIÁS!


CS Qual a sua partida inesquecível? Por que?

Y#9 Acho que você já até sabe a resposta.
Tenho mais de uma partida inesquecível, mas a que mais exigiu de mim foi uma partida dos Jogos da Juventude em 2002.
Minha equipe não estava 100% entrosada. Tinha algumas atletas do Cintra e outras de Quirinópolis. Fizemos uma partida com a diferença de pontuação entre as equipes quase sempre entre 7 pontos. Nos últimos minutos de jogo perdemos nossa única armadora por cinco faltas, era como se já tivessemos perdido o jogo. E se não me engano, eu estava com 4 faltas. Bom, já nos últimos segundos de jogo e nossa equipe com 1 ponto atrás, a equipe adversário me deixou livre na linha de três, eu não gostei, pois eu queria terminar o ataque com bandeja, cesta e falta.  Afinal eu me garanto na bandeja e não no arremesso de 3. Então eu arremessei, a bola quicou 2 vezes no aro e caiu marcando 3 pontos pra nós.
Antes que eu tivesse certeza do resultado, a quadra já estava lotada de jogadores (minha equipe e a equipe masculina de Goiás)  todos comemorando o resultado.

CS Quais as pessoas que tiveram ou ainda tem, maior influencia para voce ter escolhido o basquetebol e ainda estar jogando?

Y#9 A escolha do basquete como esporte não foi nada interessante. Simplesmente achava melhor ficar no colégio jogando qualquer coisa, ao invés de ficar em casa realizando serviços domésticos; Mas a permanência no basquete deve muito apoio do Professor Felipão que correu atrás para me motivar a participar de competições. E outra motivação foi minha aceitação na equipe do Cintra. Onde a equipe tinha muita técnica, desta forma eu me sentia desafiada a sempre fazer melhor. 


CS Na sua maneira de pensar o que o estado de Goiás deveria melhorar para o basquetebol evoluir?

Y#9 O estado deveria criar políticas de incentivo, onde empresas goianas ganhassem em patrocinar equipes esportivas, principalmente de base. 
E paralelamente proporcionar as equipes goianas a poderem participar de mais competições regionais e estaduais.

Ladies Basketball Clube - 2009
CS  Quais os jogadores (as) que você mais admira? (NBA, WNBA, Europa, NBB) Por que?

Y#9 Eu nunca fui de acompanhar o basquete pela televisão. Na verdade eu sou mais de admirar os jogadores que convivo. E eles são minha própria equipe. Então segue:
- Midian Medeiros: Pra mim, ela só falta altura. Tinha muito habilidade e visão muito boa para uma armadora. Infelizmente parou de jogar.
- Fernanda "Royal": habilidade e visão de jogo.
- Larrissa: Arremesso de 3.
- Cíntia: Jump.
- Verônica: Velocidade.
- Ana Helta: O arremesso mais rápido que conheço;
- Cristiane: Arremessar sem levar toco (acho que ela não tinha nem 1,65).

Observando estas e outras jogadoras eu tentei pegar o que gostava em cada uma e tentava aplicar nos treinos.

Campeonato Goiano 2009 - Yuriana no Lance Livre - Goiás EC x Quirinópolis
CS Qual a maior lição que o basquetebol te ensinou?

Y#9 Acredito que foi e ainda é o relacionamento com as pessoas. No início eu era uma pessoa extremamente tímida. Ao ponto de ter medo de falar com as pessoas. Com o basquete eu fui me soltando, aprendendo a conviver com muitas pessoas de idades e personalidades diferentes. Aprendi a conviver com pessoas que não gostava e isso ficar transparente para a equipe.

CS Como você definira a jogadora Yuriana? 

Y#9 A Yuriana é uma jogadora que defende a camisa que está usando. Tem um jogo forte e sempre tenta trabalhar em equipe. É individualista quando acha que tem que ser. E joga melhor quando está com raiva e com torcida contra.


CS Deixe uma mensagem para quem quer tentar seguir jogando Basquetebol. 

Y#9 Infelizmente "tentar seguir jogando basquetebol" hoje é um desafio. Os que querem continuar tentando fazem isso por amor. Então:
Vamos continuar todos fazendo Basquete. Motivando e apoiando nossa equipe e nossos adversários, pois somos todos uma família de basqueteiros.

Ladies e Vizinhança DF - Copa SEMEL 2009

Um comentário: