quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Entrevista Leonardo Lopes - Serie Historia do Basquete Goiano 01

Campeonato Universitário 2004
Quando meus atletas começaram
a me alcançar percebi que realmente o
tempo estava passando e rápido!
Leonardo Lopes de Souza, conhecido como "Dink" (esse é das antigas), Catraca ou simplesmente Léo! Vem compartilhar um pouco de sua história no Basquete. Acredito que as novas gerações que estão chegando deveriam conhecer quem são os "Adultos", pois para quem continua a jogar basquete, serão eternos meninos correndo e saltando atras da bola laranja! Tive essa percepção depois que meus próprios atletas me questionaram: "Nossa, quem são essas caras? Eles ja jogaram em algum outro lugar? Foram Seleção Goiana?" Fui embora para casa fiquei pensando sobre essas perguntas e decidi, começar essas serie de entrevistas! Espero que gostem e ajude a incentivar o interesse pelo nosso basquete!


Coach Santiago Como você conheceu o Basquete? Onde e quando você teve o seu primeiro contato?
Leonardo Lopes Na Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Porangatu, creio que em 1999 para 2000. 

CS Quando foi que voce disse para vc mesmo: " É esse esporte que eu quero praticar mesmo!" O voce conseguiria dizer quem ou o que fez despertar isso dentro de você?
LL Foi nos jogos paroquiais em Porangatu, em 1999 quando vi o time da escola paroquial de Brasilia jogando muito bem, acertando boas cestas e os jogadores da minha idade quicando bola com estilo e usando tênis adequado.



CS Você ja atuou em grandes equipes em Goias, você poderia citar algumas delas? E ainda nos dizer alguma particularidade que tenha acontecido em sua passagem por elas?
LL Ja joguei em algumas. A primeira foi no Joquei Clube, depois o Ajax. Nenhuma particularidade a não ser minha dedicação e compromisso com todas elas.

CS Qual o jogador voce mais gostou de conviver?
LL Em tantos anos de esporte seria injusto citar um nome diante de tantos, verdadeiros irmãos que propriciaram bons momentos.



CS Qual a sua partida inesquecível? Por qual motivo?
LL Jogos abertos de Campinorte. Nao me lembro o ano. Jogava por Rialma, (com os brothers Marcio, Dede, inclusive foi quando conheci o Lecio que recentemente joga na Universo). Foi inesquecivel pq era a final contra Rio Verde, jogávamos bem e tive a oportunidade de fazer os pontos decisivos em lances livres, e teve também umas das pregadas na tabela mais esquisitas que ja vi na vida, (RISOS), o Marcio parceiro de equipe pregou o melhor da equipe deles em lance decisivo.


Colégio Classe: 2003



CS O que o Basquete te deu\mostrou de mais importante que voce leva para a sua vida?
LL Que a todo momento posso melhorar dentro das minhas possibilidades em tudo que faço na minha vida.

CS Como é o jogador Leonardo Lopes depois desses anos todos jogando Basquete?
LL O mesmo jogador de 17 anos atras. Um jogador que busca cada dia melhorar em todos os aspectos. Físico e mental. Sobretudo, hoje em dia, no mental ja que a convalescência física é inevitável. Quero jogar por muitos anos se Deus permitir.


CS Você tem algum jogador preferido ou que você acompanha?
LL Vários, mas na onda da resposta anterior quero citar um, nao que eu o acompanhe mas ja o vi jogando bastante e  joguei contra ele algumas vezes. O Joia. Sempre jogou de forma primorosa, com perfeição nos movimentos fundamentais da pratica esportiva

CS O que te leva, o que te motiva a continuar jogando Basquete?
LL Um misto de paixão e vicio. Quem  jogou e se dedicou e dedica como eu nao consegui ficar longe das quadras. E esporte faz bem pra saúde. E eu fico feliz demais de encontrar os parceiros de quadra das antigas. Inclusive quero deixar um salve pro Will, que recentemente apos um bom tempo longe das quadras se reestabeleceu e ja esta jogando. Estou sempre torcendo pela saúde da galera pra que todos possam dar o melhor de si para elevarmos o nível do esporte na cidade.

Seleção Goiana Infanto 2002 - Preparação Jogos da Juventude


CS Fora das quadras o que voce mais gosta de fazer?
LL Qual sua programação favorita? Curtir com a família. Passear, Comer, beber uma cerveja ou um refri e quando da viajar. E trabalhar e estudar sem miséria!

CS Deixe uma mensagem para quem esta começando a jogar Basquete.

LL Como tudo na vida que se queira fazer bem, merece muita dedicação e disciplina. atenção e acompanhamento de profissional capacitado São indispensáveis, pois como em todo esporte, há um considerável risco de lesões musculoesqueleticas. Qualidade de treinamento é mais importante que quantidade.

(Como comentado anteriormente, reencontrar os amigos é uma das melhores coisas de viver o universo do basquete goiano. E quero desejar aqui minhas mais sinceras estimas ao Coach Santiago, que por anos me proporcionou com qualidade o ensinamento dos fundamentos básicos do basquete. Um verdadeiro mestre e dos principais atores responsáveis pela continuidade do basquete goiano masculino e feminino, e pela criação de grandes atletas do passado e recentes. Quero agradecer pelo prazer da oportunidade de poder participar recentemente da Copa Centro-oeste pela equipe do Goias Defensores, Quero deixar um salve pra todos os jogadores parceiros e rivais de longas datas de todas as equipes do estado!

Mundial Escolar ISF - Goiânia GO 2003

Outras entrevistas da serie Historia do Basquete Goiano:

Entrevista 02: Hugo Barbo
Entrevista 03: Diego Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário