terça-feira, 29 de novembro de 2011

Finais de Base Feminino 2011 e uma Rápida Reflexão


Jogo 01 das Finais Sub 16
Finais do Feminino, sempre nestes jogos do feminino alguma coisa acaba pegando ou sobrando, infelizmente, aconteceram situações que acredito que poderiam ter sido evitadas, mas como a Federação disponibilizou apenas um arbitro para os jogos decisivos do dia de sábado, tendo que ate improvisar para iniciarem a partida na categoria sub 12, técnico do clube engenharia e pessoas ligadas á equipe vinda de Quirinópolis, mas dessa decisão em particular não posso comentar muita coisa pois não tive equipes envolvidas.
Acabamos que ficamos em segundo no Sub 16 e vencemos o Sub 18, na melhor de três partidas como foi definido o modelo de disputa, perdemos por dois a zero, a primeira partida minhas atletas entraram um pouco de salto alto, acreditando que venceriam a qualquer momento e quem subestima alguém cedo ou tarde paga caro por isso, mesmo entrando o quarto período vencendo por 14 pontos, acabamos por ceder a vitória no final do ultimo quarto, mesmo tendo a ultima posse de bola e ainda conseguindo o rebote ofensivo a menos de três segundos não conseguimos realizar o arremesso, perdemos por dois pontos, as atletas que estavam representando Quirinópolis estavam muito determinadas na partida, fato que se seguiu no jogo dois, onde tivemos nossa pior partida desde que o feminino foi implantado em 2008, no clube que atualmente trabalho, convertemos apenas 16 pontos e levamos 42, foi praticamente o jogo de uma equipe só, não sei se inconscientemente as meninas como viram que não conseguiriam buscar o jogo, deixaram o jogo de lado (não sei apenas um pensamento meu), já que mais de 90% do time também joga na categoria acima.
O sub 18 começou os jogos na Quarta feira dia 23 de Novembro contra a equipe do Universo/Jaó, tivemos o primeiro quarto bem equilibrado, mas vencemos por 17 x 11, o segundo quarto começamos a abrir, parcial 12 x 02 a nosso favor, e o terceiro e quarto período continuamos a abrir vantagem e terminamos a partida com a diferença de 32 pontos a nosso favor.
Jogo 02 das Finais Sub 16
O segundo jogo do triangular final seria também contra Quirinópolis, que enfrentou a equipe da Universo/Jaó no dia anterior, que acabou vencendo a disputa, porém pelas regras do estadual deste ano acabou perdendo os pontos, pois não levou para a partida o número mínimo de sete atletas, e dessa maneira o título seria decidido mais uma vez entre nossas equipes, as equipes se enfrentaram em um clima quase hostil, infelizmente, pois já é difícil fazer feminino em nosso estado, complicado ter equipes competitivas e quando acontece de termos as equipes fatos como esses acontecem, cotoveladas, beliscões, “quedas” nos tornozelos umas das outras, não estou dizendo quem começou ou deixou de começar, mas como dizia meu avô com seus ditados: “errado é quem miou e quem vez o gato miar”, iniciamos a partida colocando nosso estilo de jogo, defesa forte e ataque bem trabalhado e coletivo, logo abrimos vantagem no placar e fechamos o primeiro período com seis pontos de frente, segundo quarto mantivemos nosso estilo de jogo,e ampliamos a vantagem fomos para o intervalo com o marcador em: 26 x 11 a nosso favor. Nesse momento comentei com minhas atletas, por que elas resolveram colocar as orientações táticas em pratica apenas no Sub 18 já que o time era praticamente o mesmo do Sub 16, como esperado elas não souberam responder. Terceiro período tivemos nosso apagão, mas mantivemos a vantagem no marcador em sete pontos, quarto e ultimo período voltamos a nos encontrar na partida e chegamos a abrir vinte quatro pontos de diferença, mas com os ânimos exaltados e uma vantagem segura no placar valorizamos a posse de bola, trabalhamos ate quase o estouro de nossas posses de bola e acabamos vencendo por dezoito pontos a final, 50 x 32.
Sub 18 Campeão Estadual

Sub 16 2º Lugar no Estadual
Um nota triste é a repercussão desses jogos do feminino, não sei se pelo numero reduzido de jogos e ou competições esta se criando uma rivalidade exagerada por parte das atletas, só espero que não seja incentivada por quem esta a frente, pois os atletas passam e os técnicos e entidades ficam, as atletas tem que pensar bem pois não se sabe o dia de amanhã, hoje estão em equipes diferentes amanhã podem estar na mesma equipe .....
Nos últimos anos, o interior vem crescendo e como eu já havia comentado isso a cerca de sete anos anos, em um Campeonato Brasileiro de Seleções que foi realizado na Cidade de Jataí, a tendência é o interior começar a vencer, basta se organizarem pois existem inumemos fatores que afetam de modo positivo o desenvolvimento do esporte em cidades menores por exemplo: Os jovens da capital cada vez menos se interessam por esportes, são poucos os que pensam em levar a pratica esportiva um pouco mais a sério, são muitos outras coisas que chamam atenção de nossos jovens e na grande maioria não são coisas boas para a infelicidade dos envolvidos, em contra partida além das facilidades de se conseguir incentivo nas cidades menores, já imaginaram quantos dias se leva para falar com o secretário de esportes de Goiânia? Ou alguém responsável? Mas enfim acredito que seja uma tendência natural, São Paulo, Paraná, Santa Catarina estão ai para nos mostrar isso, mas como eu já disse em um post anterior (aqui) categorias de base são assim, depende muito da “safra” dos atletas, um ano você pode ter excelentes atletas e no outro você não tem nada, além da qualidade dos que estão a frente que aparentemente começaram a melhorar com a ENTB, mas espero que não seja apenas uma moda passageira como muitas outras acabaram se mostrando ser.

2 comentários:

  1. Parabéns, Santiago, pelo espaço de divulgação do basquete, importante para que a sociedade também possa ter conhecimento do que ocorre nesse nosso mundo maravilhoso do esporte. Parabéns às equipes pelo 1º e 2º lugares. Vamo que vamo, fortalecendo este esporte maravilhoso que tanto precisa retomar o seu caminho de ouro.
    Cláudio Marques

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Rodrigo Nunes, joguei basquete em Jataí dos meus 12 anos até os 16 anos de idade, vindo para Goiânia e jogando pelo Objetivo até os 18 anos de idade.
    Quero informações de colegas que jogaram comigo em Jataí, não sei se será possível mais eu fui alugo do técnico Newton, tem notícias dele?
    Aguardo se possível um contato.
    62 4101 4723 ou
    rodrigonunesimoveis@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir