quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ano de 2003 - Possibilidades e Descobertas

2003 disparadamente o ano mais cheio que ja tive até hoje no que diz respeito a participação em competições: Mundial Escolar Infanto Masculino Goiânia GO, Brasileiro Infanto Masculino Anapolis GO, Brasileiro Infanto Feminino Palmas TO, Jogos da Juventude Juvenil Feminino Brasília DF, Estadual Infanto, Juvenil e Adulto Feminino, fora os torneios preparatórios que participei com minhas equipes.

Logo em Janeiro sai do Colégio Pre Medico em virtude da redução drástica do número de alunos (em 2004 acabaram encerrando suas atividades permanentemente) em Fevereiro fui para o Colégio Classe onde estavam iniciando um projeto com equipes de várias modalidades e fiquei responsável pelo Basquetebol, neste meio tempo a FGB me convidou mais uma vez para ser assistente técnico da Seleção Infanto Masculina, o Técnico Principal era o Miguel Solon, e para assumir a Seleção Goianas Femininas: Infanto e Juvenil.

Seleção Infanto Masculina 2003 - Treino Gin Rio Vermelho
Em Março veio um comunicado que o Colégio Classe participaria do Mundial Escolar, organizado pela ISF -   International School Federation, que seria realizado em Goiânia GO (A primeira vez que seria realizado fora do continente Europeu) isso gerou tanta polêmica e controvérsias na época, mais tarde isso custaria meu emprego no Jóquei Clube de Goiás. Acabei assumindo como Técnico Principal da equipe masculina sendo BRASIL "A" e convidei na época o Técnico Ornides Cintra para dirigir as meninas que eu treinava no Jóquei para desta competição também como BRASIL "A".
Brasil "A" Feminino (Uniforme Laranja)
O Campeonato Brasileiro de Seleções e o Mundial Escolar acabaram por conhecidindo as datas e acabei participando apenas dos treinamentos e não pude acompanhar a equipe nos jogos, fui apenas na primeira partida.

Abertura no Ginásio Rio Vermelho
Abertura Ginásio Rio Vermelho
No Mundial Escolar tivemos muitos altos e baixos fora a adaptação das regras próprias da competição que para nós fui muito difícilJogávamos duas vezes por dia, o tempo de jogo era dividido em quatro quartos de oito minutos, o limite de faltas individuais era de quatro, fora que o sistema de disputa em sim era bem complexo, mas de qualquer forma foi uma grande experiência para todos envolvidos na competição, parte organizacional, logística, planejamento, execução e não foi diferente para nós que estávamos em quadra!

Centro de Convivência - Jóquei Clube de Goiás
Enfrentamos: França, Alemanha, Iram, Hungria, Áustria, Luxemburgo e Irlanda acabamos na 15ª posição sendo que eram vinte países participando, o amadurecimento que atingimos na competição teve uma profunda influência nos atletas, tanto que muitos deste grupo foram para outros centros além de servirem as seleções estaduais masculinas e femininas até o ultimo ano da categoria.
Brasil "A"
Em Junho estava dando treino normalmente quando fui receber o meu pagamento me informaram que estavam me desligando do clube e que não precisariam dos meus serviços e a pessoa que me deu esse comunicado me avisou que era meio uma perseguição com a minha pessoa pelos resultados e conquistas que eu estava conseguindo em tão pouco tempo! Para bom entendedor um ponto é palavra e entendi quem estava por trás deste movimento.
Ultimo jogo como Jóquei Clube de Goiás
Pensaram que simplesmente iriam "pegar" as minhas equipes femininas do Jóquei Clube de Goiás, em menos de três dias eu já havia levado as minhas equipes para o Clube Jaó, o Breno na época era o Gerente do Basquetebol no Clube na época e eu ainda jogava nessa época pelo mesmo clube, consegui uma parceria com o Colégio Classe para o Campeonato Estadual e que foi estendida  até a Seleção Infanto Feminina, essa seleção foi uma história bem complicada ....
Assim que assumi oficialmente as Seleções, via FGB entrei em contato com as equipes da época que enviassem as atletas que reunissem condições de representar a Seleção Goiana no brasileiro de Palmas TO, resultado: Ninguém mandou atleta, alegaram que o técnico anterior não mandava de volta as atletas para seus clubes ao final da competição e em virtude disto não mandariam suas atletas (Prática infelizmente ainda comum por aqui com determinados treinadores), acabei indo para o Brasileiro com meu time e apenas uma menina de Hidrolândia, o resultado todos ja sabem ou podem imaginar, uma equipe local contra Seleções Estaduais....
Seleção Infanto - Palmas TO 2003
Seleção Infanto - Palmas TO 2003
Seleção Juvenil, como viram que meu método de trabalho era outro, começaram a enviar atletas de outras equipes, mas em cima da hora e algumas sem condições reais de estar fazendo parte do grupo, percebi que isso era um teste para mim e os dirigentes na época perceberam a mesma coisa e me apoiaram na competição que era os Jogos da Juventude em Brasília DF, nesta competição só podíamos levar dez atletas, chegando no congresso técnico ja impediram duas de nossas altetas de jogarem alegando que o registro na CBB não estava efetivado, ou seja ja estávamos contando com apenas oito das dez, no primeiro jogo uma de nossa altetas torce o pé e não volta mais, de oito baixou para sete jogadoras que eu poderia contar, segundo jogo no inicio do terceiro jogo nossa melhor jogadora torce o joelho e desloca a rótula, estavamos agora com seis jogadoras fora o quanto isso abalou o restante das meninas, na quarta partida uma de nossas atletas que era diabética não toma a sua dose de insulina e não nos comunica e passa mal durante a partida abalando todos pois ate então não sabíamos o porque deste tipo de coisa estar acontecendo .... das dez jogadoras sobraram apenas cinco em condições reais de jogo, nestas condições sem chances de brigar por algum tipo de resultado!
Seleção Juvenil - Brasília DF 2003
Seleção Juvenil - Brasília DF 2003

Seleções Feminina e Masculina 2003 - Brasília DF
O Campeonato Estadual foi realizado logo apos as Seleções voltarem dos Jogos da Juventude, foi a hora de mostrar o quanto minhas equipes evoluíram e o salto de qualidade que minhas atletas tiveram individualmente com essas competições no decorrer do ano. Entrei no Estadual apenas no Feminino este ano, os atletas do masculino foram para as equipes do Jóquei Clube e Sociedade Esportiva Ajax sendo que estas duas equipes fizeram a final do estadual, entrei nas Categorias Infanto, Juvenil e Adulto, sendo que o adulto apenas seis jogadoras eram da categoria o restante eram as meninas que jogavam as categorias de base que se revezavam.
Vencemos todas as categorias, sendo que nossa campanha foi impecável não perdemos sequer um jogo em nenhuma das categorias! Campeão Infanto, Campeão Juvenil, Campeão Adulto! 
Todas Categorias Reunidas - 2003

Santiago - Larissa (Juvenil) Naiara (Adulto) Letícia (Infanto)

Troféus de 2003
Fizemos as Finais em todas categorias contra a UCG, que no ano anterior havia nos vencido facilmente no Juvenil e agora estava iniciando uma nova fase no Basquetebol Goiano, principalmente no Feminino, pois a UCG não perdia em Goiás a pelo menos dez anos segunda a FGB e ainda revelamos a atleta Isis para o Basquetebol que até então jogava voleibol, que mais tarde viria servir a Seleção Brasileira.
Com esse feito chegou-se a esboçar a criação de uma equipe profissional adulta a partir desta equipe, existiram até contatos com jogadoras de São Paulo e Rio de Janeiro na época, mas como o interesse em não deixar as coisas acontecerem por aqui é enorme! Acabou que foi sufocada essa ideia e nada acabou acontecendo.
2003 se mostrou um ano cheio de acontecimentos e possibilidades!Mas mostrou principalmente que as pessoas nem sempre querem que as coisas evoluam, não querem sair de suas zonas de conforto e quando aparece alguém com vontade e capacidade de fazer as coisas acontecerem isso incomoda e muito! Pois estiveram o tempo todo em posição de fazer alguma coisa e não fazem nada e aparece uma "maluco" com uma mão na frente e outra atras e consegue fazer alguma coisa mais significativa do que jamais fizeram, com certeza isso é um "problema" para eles....

Nenhum comentário:

Postar um comentário