sábado, 3 de dezembro de 2011

Entrevista com Fernanda "Royal" Karollinne de Souza

A armadora, Fernanda Karollinne de Souza, mais conhecida como Royal no meio, fez parte de uma geração do Basquetebol Feminino de Goias que trouxe resultados que são lembrados ainda hoje, além de ter jogado em outros centros de Basquetebol do Brasil, compartilha nesta entrevista com seus pensamentos e leituras sobre a modalidade.




1) Como o Basquetebol chegou ate você? Você foi ate ele ou ele foi ate você?
O Basquetebol entrou em minha vida em 1994 quando me mudei para um condomínio, Dom Felipe, e meu pai deu uma bola de basquete para eu e minha irmã, pois ficávamos brincando na quadra tentando fazer cesta com uma bola de vôlei. Acredito que ele veio a mim, e eu agarrei tanto que não consigo mais largar (risos). Pois eu era bailarina e carateca e quando ganhei a bola não demorou muito para me apaixonar pela modalidade e com o passar do tempo fiquei somente com o basquete. Acabei descobrindo que nesse condomínio havia uma professora (Viviane) que a Prefeitura mantinha para dar aulas, e por incrível que possa parecer atualmente, havia quantidade suficiente de meninas para se ter um time completo de 12 jogadoras mais umas 6 para revezar, o que fez a gente montar o time DF – Dom Felipe e conquistar alguns títulos.

2) Quais pessoas que tiveram maior influência para você ficar no Basquetebol?

Sem dúvida meus pais e irmã, que sempre me apoiaram principalmente por saberem que eu sou dedicada e disciplinada em tudo que decido fazer.

3) Quais os clubes que você já representou? Quais os que mais te marcaram?

Clique para Ampliar
Em ordem cronológica: Condomínio Dom Felipe, AABB, Jóquei Clube de Goiás, UCG – Universidade Católica de Goiás, Universo.
Representei do ano de 1998 a 2002 a Seleção Goiana nas categorias Infanto e Juvenil, hoje conhecidos como Sub-15 e Sub-17.
No ano de 2003 fui contratada para jogar em Uberaba-MG no Clube Sírio Libanês/Black & Decker.
E em 2005 pela UCG, joguei a Liga Nacional como atleta profissional.

Os que mais me marcaram sem dúvida foram a UCG (onde me moldei como jogadora) e o Sírio Libanês/Black & Decker (onde realizei meu sonho de ganhar meu dinheiro jogando).

Clique para Ampliar
4) Sobre as Seleções Estaduais de base que você fez parte, o que você poderia compartilhar dessa fase tão importante na formação dos atletas?

Na minha opinião as Seleções Estaduais é um dos pontos cruciais para a formação do atleta, pois é nesse momento que você começa a ter uma noção de como é realmente uma competição, em que nível técnico você se encontra, e principalmente como conviver em grupo. O que posso compartilhar com minha experiência, por ter representado a Seleção Goiana durante 8 anos trazendo para o Estado troféus de 5 Campeonatos Brasileiros, é que nessa época você percebe se é isso mesmo que quer e se o atleta tem consciência começa a se dedicar mais nos treinos em seus clubes para poder todo ano vivenciar esse momento, pois a sensação de está jogando pela seleção é única e garanto que quando a idade chega as lembranças e amizades que ficam são maravilhosas pois você percebe que fez parte de algo importante e deu seu melhor, mas é imprescindível não esquecer que para merecer um lugar é necessário se dedicar. Com o reconhecimento também vêm as responsabilidades.
Clique para Ampliar
5) Como você vê o Basquetebol Feminino atualmente? Em especial o do estado de Goiás.

Sinceramente... Com TRISTEZA e INDIGNAÇÃO.
Belo Horizonte 2001
Começa pela FGB que infelizmente não da à atenção devida ao Feminino. Fazem os campeonatos visando o masculino e se der encaixam o Feminino. E quando o fazem é com total desorganização onde tabelas e horários não são respeitados.
Depois passa pelos técnicos que em vez de unirem-se para poder divulgar e incentivar o basquete fazem ao contrário. As disputas de egos é maior que tudo e depois falam que AMAM basquete. Que amor é esse onde o EGO é maior que as atletas e o desenvolvimento do esporte?
E no fim as atitudes das atletas atuais, que so querem jogar sem treinar, achando que estão no topo do basquetebol, achando que só porque fazem algumas cestas são as melhores do Estado. Outras so porque pegaram Seleção Goiana acham que estão podendo, sem parar para observar que as vezes não foram convocadas porque tem nível técnico ou disciplina para tal, e sim porque o basquete feminino está em extinção no Estado e não tem meninas suficientes para os técnicos poderem selecionar. Que loucura é essa onde em vésperas de Campeonato Brasileiro o Técnico tem que correr atrás de atletas, quase implorar para irem aos treinos como se fosse um favor, PELO AMOR DE DEUS!!??!! Na nossa época tínhamos que disputar as 12 vagas, entre 15 a 20 meninas até 3 dias antes de viajarmos para poder saber se conseguiríamos ficar.
Campo Grande 2000
Desculpe a sinceridade, mais acho que todas tem que começar avaliar seus treinamentos e atitudes, e lembrar-se de uma coisa importante tanto no basquete como na vida: SEM ESFORÇO E HUMILDADE PODE ATÉ CHEGAR A ALGUM LUGAR, PORÉM NÃO CONSEGUE SE MANTER NELE.
Sei que sou vista como uma pessoa que fala demais, e uma parte acha que minhas opiniões são por eu ser uma jogadora “metida” que vive do passado, outros por eu ser namorada de um técnico de basquete. Mais EU posso falar do passado e da realidade atual do Feminino no Estado porque eu fiz parte da história do basquete do Estado de Goiás desde meus 9 anos de idade quando iniciei e desde os 14 anos quando peguei minha primeira Seleção e a deixei quando fiz meus 18 anos. E mesmo assim nunca parei de jogar acompanhado seu desenvolvimento e muitas vezes sua regressão. Apesar de na época acharmos que nosso Presidente não fazia nada para incentivar, quebramos a cara quando ele saiu e vimos nosso basquete feminino deteriorar aos poucos, pois os próximos não se preocuparam em manter os campeonatos que existiam e continuar incentivando o feminino e mais uma vez eu digo: um dos principais motivos foi o EGO de vários técnicos para tentar derrubar um certo técnico estrangeiro e o prejudicado foi so 1 lado – O Basquete Feminino. Se perguntarem as atletas daquela época, a respeito do Presidente, até hoje se referem ao famoso ditado: Ruim com ele ficou Pior sem ele.
Posso parecer dramática, saudosista mais a realidade é que disputávamos entre 7 a 10 jogos por mês, treinávamos de 2ª a 6ª (e ainda estudávamos e tirávamos notas boas nas escolas o que também era uma exigência de nosso técnico), e em época de seleção nos desdobrávamos treinando de 2ª a Domingo. Feminino!!! Parem para pensar em quantos jogos fazíamos no ano! Os diversos Campeonatos que tínhamos! É fato que o Estado possuía mais equipes, tanto na capital com no interior, porém na época tinham pessoas interessadas em fazer basquete e juntos promove-los, além das atletas serem mais interessadas.
Jogos da Juventude 2002
Apesar dessa tristeza do que foi exposto acima, tenho que reconhecer e deixar aqui meus parabéns para as meninas que fizeram partes da Seleção Goiana SUB-15 do ano de 2010 e da Seleção Goiana do SUB-17 de 2011 onde pela 1ª VEZ NA HISTÓRIA do Basquete Feminino no Estado de Goiás subiram de Divisão. E parabenizar o Técnico Santiago Santana Reis que no comando de ambas teve seu papel essencial e que é um dos poucos que trabalham para melhorar e promover o basquete feminino no Estado.

6) Você já teve passagem por clube fora do estado de Goiás, nos conte essa sua experiência.

Uberaba MG - 2003
 Com certeza foi uma das melhores épocas da minha vida. Fui contratada para jogar com o Juvenil de Uberaba-MG e posteriormente convocada pelo Técnico Edson Ferreto, para fazer parte da Liga Nacional deste Estado. A experiência adquirida foi imensa. É totalmente diferente quando você é contratada para jogar fora do seu estado e nesse local existem pessoas que realmente se importam com o basquete e QUE TODOS SE UNEM para fornecer uma melhor infraestrutura. O Clube oferecia: além de apartamento e alimentação, academia, nutricionista, fisioterapeuta e personal para que seus atletas pudessem se desenvolver da melhor forma possível. Como fui contratada para jogar, “vivia” basquete, e desta forma pude aprimorar e melhorar meu nível técnico, meu condicionamento físico além de compartilhar e trocar conhecimento com outras pessoas do meio. Outra experiência única foi poder treinar com o Edson Ferreto que já foi técnico da Seleção Brasileira Feminina e hoje Técnico do time de Catanduva-SP.
Clique para Ampliar
7) Você fez parte da Equipe da UCG que disputou a Liga Nacional, como foi atuar como profissional? Jogar contra jogadoras renomadas de nosso Basquete?

Liga Nacional 2005 - UCG
Jogar como profissional, principalmente podendo defender meu Estado, é uma experiência totalmente MARAVILHOSA. A sensação de você poder colocar em prática tudo aquilo que você praticou em 11 anos como amador somado com tudo que passei com o basquete de bom e ruim, é de que valeu a pena e nada foi em vão.
Em relação a jogar contra as jogadoras renomadas e muitas que naquele momento representavam a Seleção Brasileira foi muito surreal no primeiro momento por eu me ver marcando uma delas, posteriormente eu observei que eu cheguei a um nível que pretendia chegar devido ao meu esforço e também pelo meu técnico acreditar no meu potencial, e então esse delírio por elas acabou e ficou a admiração, porém eu decidi dar meu máximo independente do quanto jogavam e ficaram reconhecidas por isso, pois como elas eu também queria ganhar.
Liga Nacional 2005 - UCG
8) Quais os técnicos você considera que tiveram maior influência para você ter moldado seu estilo de jogo?

Bom, acho que tenho que reconhecer dois deles:

- Em relação a domínio de bola foi o Jorge Salgueiro, mais conhecido como Jóia, pois foi ele quem me ajudou a desenvolver minhas habilidades durante algumas horas de segunda a sexta nas quadras do Joquéi Clube no ano de 1998.

- E sem sombra de dúvidas quem ajudou a moldar definitivamente meu estilo de jogo, além de sempre auxiliar as atletas moralmente, e que foi e será meu eterno técnico é o Dr. Ornides Cintra Kindelan.

9) Quais os jogadores (as) de Basquetebol você mais admira? (NBA.WNBA,NBB, LNBF, Europa).

Como comecei aos 9 anos de idade a jogar basquete, os primeiro jogadores que eu conheci e admirei já não jogam mais.
No Feminino a jogadora que mais admiro é a Magic Paula pela sua habilidade com a bola.
No Masculino, Michael Jordan, não só por ser um jogador excepcional e um líder nato, mais também por sua disciplina e determinação de lutar, traçando metas para alcançar seus objetivos e mostrando que o que se deseja pode ser alcançado.
Outro jogador dessa época é o Denis Rodman, que ficou conhecido por sua especialização na defesa e rebote e pelo seu estilo extravagante dentro e fora de quadras (risos).
Em relação aos jogadores atuantes gosto bastante do Jason Kidd e Lebron James da NBA e do Marcelinho do Flamengo.


10) O que o Basquetebol te ensinou durante estes anos?

Várias coisas, como ter humildade; perseverança; aumentou meu espírito de liderança e o que considero o principal de todos: ENSINOU-ME A CONVIVER EM GRUPO, pois uma coisa é você passar 2 horas com o grupo treinando e ir para casa e outra é você passar 24 horas por dia, durante 1 semana com o mesmo grupo, longe da sua família e do seu ambiente.




11) Você gostaria de deixar alguma mensagem para os praticantes de Basquetebol do Estado de Goiás?

Gostaria de deixar duas frase que podem no primeiro momento parecerem controvérsias, mais ao meu ver se encaixam perfeitamente aos praticantes do Basquetebol:

“A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade.(...) Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial.” (Augusto Cury)

''Não pergunte o que a sua equipe pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por ela.'' (Magic Johnson)

Copa SEMEL - 2009
Currículo Fernanda "Royal"


Ano
Posição
Competição
Categoria
Agremiação
1996
1º Lugar
I Copa Centro Álcool de Basquete
Mirim
Dom Felipe
1996
2º Lugar
I Copa Centro Álcool de Basquete
Infantil
Dom Felipe
1997
1º Lugar
2º Campeonato Goiano Aberto
Mirim
AABB
1997
1º Lugar
II Campeonato Aberto de Duplas
Mirim
American Cola
1997
1º Lugar
Jogos Estudantis
Infantil
Col. Pedro Gomes
1998
3º Lugar
7º Campeonato Brasileiro – Campo Grande-MS
Infanto - Juvenil
Seleção Goiana
1998
1º Lugar
Campeonato Goiano
Adulto
Goiânia / Ice Bel
1998
1º Lugar
Campeonato Goiano
Juvenil
Goiânia / Skyni
1998
1º Lugar
Campeonato Unipetro
Adulto
Goiânia / Skyni
1998
1º Lugar
Campeonato Unipetro
Juvenil
Goiânia / Skyni
1998
1º Lugar
Torneio Joviro Rocha
Infantil
Goiânia / Ice Bel
1998
2º Lugar
Torneio de Basquete Dr. Humberto Ferreira da Rocha
Adulto
Goiânia / Ice Bel
1999
4º Lugar
Campeonato Brasileiro – Porto Velho-RO
Juvenil
Seleção Goiana
1999
2º Lugar
Campeonato Brasileiro – Cruz Alta-RS
Infanto - Juvenil
Seleção Goiana
1999
1º Lugar
Campeonato Goiano
Sub-17
Smel / Goiânia
1999
1º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
Goiânia
1999
1º Lugar
Copa Universo – Campeonato Goiano
Adulto
Smel / Goiânia
1999
1º Lugar
3ª Copa Cidade de Goiânia
Adulto
ASSMEL
1999
1º Lugar
Jogos Abertos de Porangatu
Adulto
UCG
2000
2º Lugar
Campeonato Brasileiro – Brusque-SC
Infanto - Juvenil
Seleção Goiana
2000
3º Lugar
Campeonato Brasileiro – Campo Grande-MS
Juvenil
Seleção Goiana
2000
1º Lugar
4ª Copa Cidade de Goiânia
Adulto
ASSMEL – UCG
2000
1º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
UCG
2000
1º Lugar
Jogos Abertos de Mara Rosa
Adulto
UCG
2000
1º Lugar
X Olimpíada da UCG
Adulto
UCG
2000
1º Lugar
Campeonato Goiano
Adulto
UCG
2000
6º lugar
Jogos da Esperança – Olimpíada Colegial – Brasília-DF
Infanto
Colégio Ávila
2000
2º Lugar
Copa  Intercolegial
Juvenil
Col. Pedro Gomes
2001
2º Lugar
Campeonato Brasileiro – Belo Horizonte-MG
Juvenil
Seleção Goiana
2001
4º Lugar
Campeonato Brasileiro – Palmas-TO
Infanto - Juvenil
Seleção Goiana
2001
1º Lugar
Campeonato Goiano
Adulto
UCG
2001
2º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
UCG
2001
1º Lugar
Copa Brasil – Regional Centro-Oeste
Adulto
UCG
2001
1º Lugar
Copa Pe. José Pereira de Maria
Adulto
UCG
2002
5º Lugar
Campeonato Brasileiro – Anápolis-GO
Juvenil
Seleção Goiana
2002
1º Lugar
Jogos Abertos de Campinorte
Adulto
UCG
2002
4º Lugar
VI Jogos da Juventude – Goiânia-GO
Juvenil
UCG
2002
2º Lugar
Jogos Abetos de Goiás
Adulto
UCG
2002
1º Lugar
Campeonato Goiano
Juvenil
UCG
2002
1º Lugar
Campeonato Goiano
Adulto
UCG
2002
1º Lugar
Jogos Estudantis do Estado de Goiás
Juvenil
Col. Pedro Gomes
2002
1º Lugar
XI Olimpíada da UCG (1º Lugar)
Adulto
UCG
2003
2º Lugar
Campeonato Juvenil Mineiro – Varginha - MG
Juvenil
Sírio Libanés Black&Decker Uberaba
2003
1º Lugar
Campeonato Adulto Mineiro – Varginha –MG
Adulto
Sírio Libanés Black&Decker – Uberaba
2003
1º Lugar
JIMI – Jogos do Interior de Minas – Uberaba-MG
Adulto
Sírio Libanés Black&Decker – Uberaba
2004
1º Lugar
JUG’s – Jogos Universitários de Goiás
Adulto
UCG
2004
1º Lugar
Jogos Universitários Centro-Oeste
Adulto
UCG
2004
1º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
UCG
2005
3º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
UCG
2005
8º Lugar
Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino
Adulto
APUC/Goiás
2006
2º Lugar
JUG’s – Jogos Universitários de Goiás
Adulto
UCG
2006
4º Lugar
JUB’s – Jogos Universitários Brasileiros – Brasília-DF
Adulto
Universo
2006
2º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
Universo
2007
1º Lugar
JUG’s – Jogos Universitários de Goiás
Adulto
Universo
2007
5º Lugar
JUB’s – Jogos Universitários Brasileiros – Blumenau-SC
Adulto
Universo
2007
2º Lugar
Jogos Abertos de Goiás
Adulto
Universo
2008
1º Lugar
V Copa da Mulher
Adulto
Universo
2008
1º Lugar
Jogos Abertos de Goiás – Itumbiara-GO
Adulto
Universo
2009
1º Lugar
2ª Copa Flavio’s Spalding de Basquete
Adulto
Clube do Basquete
2009
3º Lugar
28º Copa Sesc
Adulto
Ladies B. C
2009
1º Lugar
X Jogos Abertos de Goiás – Fase Micro Regional – Neropólis-GO
Adulto
Ladies B. C / Neropólis
2009
2º Lugar
Copa SEMEL de Basquete Adulto Feminino
Adulto
Ladies B. C.
2009
1º Lugar
X Jogos Abertos de Goiás – Fase Regional Centro-Sul – Itumbiara-GO
Adulto
Ladies B.C / Neropólis
2010
1º Lugar
XI Jogos Abertos de Goiás – Fase Micro Regional – Rio Verde-GO
Adulto
Rio Verde
2010
2º Lugar
XI Jogos Abertos de Goiás – Fase Final – Goiânia-GO
Adulto
Rio Verde
2010
1º Lugar
Campeonato Goiano – 1ª Fase – Rio Verde-GO
Adulto
Rio Verde
2010
1º Lugar
Campeonato Goiano – 2ª Fase – Quirinopólis-GO
Adulto
Rio Verde
2010
3º Lugar
Campeonato Goiano – Fase Final – Goiânia-GO
Adulto
Rio Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário