sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ano de 2005 - Tempo de Repensar as Prioridades

2005 Um dos anos mais conturbados até hoje, iniciei o ano sem local para treinar minas equipes, correndo o risco real de desmontar as equipes, Janeiro e Fevereiro ficamos completamente parados, meados de Março recebi o convite de voltar a trabalhar no Jóquei Clube de Goiás, queriam que assumisse as escolinhas e que não existiriam mais no clube equipes representativas, depois de muita conversa consegui levar as minhas equipes femininas para o clube, mas mesmo assim o tempo todo existiu grande resistência com as equipes, mesmo eu as assumindo sem receber por treiná-las.
Escolinhas Jóquei Clube de Goiás - 2005

Escolinhas Jóquei Clube de Goiás - 2005

Escolinhas Jóquei Clube de Goiás - 2005

Em Junho a FGB realizou uma reunião e decidiu-se que a Seleção Goiana Infanto Feminina seria Dirigida por mim e a Seleção Goiana Juvenil seria dirigida por Ornides Cintra e deste momento ja comecei a convocação e o remapeamento das meninas, no mês de Julho recebi um comunicado da CBB que eu estava sendo convidado para compor a Comissão Técnica da Seleção Brasileira Cadete Feminina, como Assistente Técnico Convidado, na cidade de São Paulo-SP no mês de Agosto, não pensei nem meia vez em aceitar o convite, na mesma hora comecei a organizar as minhas coisas.
A apresentação da Seleção foi no Clube Pinheiros, o Técnico Principal na ocasião foi o Luis Claudio Tarallo (o que recentemente assumiu a Seleção Principal) e a Assistente Técnica foi a Maria do Carmo "Macau", foi extremamente proveitoso, vi que a maneira que eu conduzia os meus treinos, minha postura, os meu métodos não estavam errados! Que eu estava no caminho certo, pude ser algumas práticas que só havia ouvido falar em livros e alguns exercícios que muitos aqui em Goiânia achariam desnecessários ou dariam rizadas, (como já haviam feito quando apareciam para assistir aos meus treinos).
Pista Atletismo Clube Pinheiro: Preparação Física
Pude conhecer algumas jogadoras que na época estavam iniciando sua caminhada ate a Seleção Principal, ainda tive a oportunidade de ver de perto a atleta Alessandra Santos de Oliveira, da Seleção Principal realizar alguns treinos, pois estava na fase final de recuperação de uma cirurgia que em seu tornozelo.
Alessandra: Pivo da Seleção Principal

Foi um grande salto de qualidade para mim como profissional, por comprovar que eu estava fazendo a coisa certa e pela oportunidade de observar, interagir e trocar informações com profissionais de ponta de todo o país.

Analisando Videos
Treino Físico-Técnico










Comissão Técnica
Quando voltei da Seleção Brasileira Cadete, já estava próximo de irmos para o Campeonato Brasileiro de Seleções; realizei os últimos cortes e ajustes e seguimos para Florianópolis, tivemos um ótimo brasileiro, não fomos mais longe pois os dois finalistas acabaram saindo de nossa chave: Minas Gerias (Campeão) e Santa Catarina (Vice), ficamos em quinto lugar e a cestinha da competição foi de Goiás a ala Eslaine, o resultado obtido nesta competição se deu pelo trabalho dos anos anteriores, onde busquei descobrir novas atletas, principalmente fora de Goiânia, assistindo jogos sempre que podia, trocando informações com outros técnicos e através da FGB e ao mesmo tempo tendo o cuidado de fazer com que as atletas voltassem aos clubes de origem para que melhorassem o nível técnico de suas respectivas equipes.
Deste brasileiro descobrimos atletas com grande potencial e que no ano seguinte foram para outros centros, interior de São Paulo para ser mais preciso para tentar seguir carreira e que ainda estão por lá ate hoje.
Seleção Infanto 2005 - Florianópolis SC









5º Lugar Brasileiro Infanto 2005
Quando voltamos do Brasileiro o estadual já havia começado nas categorias menores (premência de tempo) eu estava apenas com duas equipes femininas: Uma Infanto e Outra Juvenil, com o calendário já apertado e chocando com o calendário escolar das atletas, em nenhuma das partidas pude contar com minhas equipes completas, no infanto ficamos em terceiro lugar, o juvenil pela primeira vez, ate onde eu saiba, os Playoffs foram decididos na cidade de Jataí onde fomos Campeões com dois a zero na serie ao mesmo tempo em que uma geração chegava ao seu ultimo ano como categoria de base.
Estadual Fase de Classificação: Goiânia


Finais na Cidade de Jataí

2005 foi bem emblemático para mim, comecei o ano sem nada, praticamente sem perspectiva alguma, sou convidado para acompanhar a Seleção Brasileira Cadete, consigo levar a Seleção Estadual a sua melhor colocação dos últimos anos até então, mantive minhas equipes competitivas e alcancei resultados expressivos com as mesmas, mas termino o ano sem apoio, sem nada que oferecesse segurança a mim ou as minhas atletas, chegou a um ponto de repensar as prioridades em minha vida profissional.

4 comentários:

  1. E por essas e outras que vc se tornou um grande profissional.

    ResponderExcluir
  2. Santiago, fomos para Florianópolis/SC não ?! :) Ótimo texto !!!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii td bem Santigo parabens por sua trajetória! A Elba e Verona jogam aqui no Basquete Clube em Araçatuba e fiquei super feliz em ve-las nas sua fotos....grande abraço Giovana Polizel

    ResponderExcluir