terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Negar: a Bola, a Entrada para a Cesta e o Corte com Bola (Denying: the Ball, the Cut and the Dribble Drive)


Negando o Passe e Negando o Corte: A Principal prioridade de um defensor quando esta marcando individualmente é não deixar que o jogador ou jogadora que esteja defendendo receba a bola. Se ele ou ela não recebe a bola não se pode pontuar. Isso normalmente é denominado como negar a bola ou negar o passe, as chaves para negar o passe são: Se mover rapidamente na defesa de maneira a ficar com um braço em contato com o jogador que você esta marcando e ter sempre o outro braço e mão na linha de passe entre quem você esta marcando e o jogador que possui a posse de bola..


Outro fundamento defensivo individual importante é negar o corte ou entrada para a cesta, se um jogador que você esteja marcado não tem a posse de bola e ele ou ela esta trabalhando forte para receber a bola, provavelmente tentará um corte ou entrada para a cesta procurando uma área livre para receber o passe de seu companheiro. Você enquanto defensor deve tentar não deixa isso acontecer, não deixar que ele realize essa entrada para a cesta. 
Para negar a entrada pa a cesta você deve antecipar o corte, realizando uma passada na frente de jogador que esta tentando realizar a entrada usado seu corpo para obstruir a passagem, forçando o atacante se deslocar para longe da cesta ou abrir para receber a bola.


Se o atacante acaba recebendo a bola, a postura defensiva imediatamente muda de negando o passe ou a entrada para a cesta para negar o corte para a cesta a partir do drible. Negar o corte para a cesta com a posse de bola faz com que fique difícil para o atacante se aproxime da cesta e atinja uma are ade alto porcentagem de acerto de seus arremessos, se um defensor consegue negar um arremesso ou esse corte para a certa e acaba o forçando a realizar um passe, temporariamente você obteve algum exito e venceu uma de várias batalhas individuais entre ataque e defesa que ocorrem durante uma partida.

Um comentário: