quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Defesa: Uma Rápida Introdução


A Defesa Individual é a chave para todas as defesas de uma equipe, de maneira que a força defensiva de uma equipe de basquetebol é medida pela capacidade de defender de seu pior defensor. Sendo assim todos os jogadores em quadra devem estar profundamente ligados na defesa e fundamentados para isto.Ótimos defensores são capazes de minimizar a quantidade de vezes que o jogador ofensivo recebe a bola, o que vem diminuir consideravelmente as oportunidades do mesmo pontuar durante a partida.
Os Atributos de um ótimo defensor são: Ser Agressivo (Tirar os Espaços), Determinação, Confiança, Rapidez, Equilíbrio Corporal e Mental, uso efetivo das mãos e Braços, Visão, Comunicação, Boa Leitura do Jogo, Bom Trabalho de pernas e Bom Condicionamento Físico.
Ótimos defensores para manter a intensidade de sua defesa durante toda a partida usam: Coração, Cabeça e Pés para criar resultados positivos para sua equipe.
A importância da defesa em um jogo da basquetebol não pode ser subestimada, todo jogador vai passar aproximadamente 50% de cada jogo defendendo ou protegendo sua cesta.
Individualmente ou coletivamente as equipes que melhor defendem acabam por vencer os jogos. Portanto é importante gastar parte dos treinos (cerca de 50%) desenvolvendo habilidades defensivas.
Hábitos e habilidades de defesa desenvolvidos durante os treinos gradativamente vãos sendo transferidos para o jogo e vão aumentar incrivelmente as chances de se vencer uma partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário